Diário da Região

01/04/2005 - 02h40min

Povoado de Andes

Medo de novo tremor de terra tira famílias de casa

Povoado de Andes

Pelo menos dez famílias do povoado de Andes, em Bebedouro, passariam a noite de hoje fora de suas casas para se proteger dos tremores de terra que há mais de um mês atingem a região. O barracão da capela de Nossa Senhora Aparecida, no próprio povoado, abrigaria os moradores assustados. ?Vamos ficar lá até os tremores terminarem?, diz o sitiante José Cagnin. Os abalos se intensificaram nos últimos dias. Anteontem, os seis sismógrafos instalados nos sítios por técnicos da Universidade de São Paulo (USP) registraram 30 tremores de curta duração. Na semana passada, um dos abalos atingiu a magnitude de 1,5 ponto na escala Richter (que determina a gravidade do terremoto - a partir do nível 5, há destruição de imóveis).

Especialistas do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), da USP, ainda não concluíram as causas dos tremores. ?Estamos analisando dados coletados pelos aparelhos?, diz o professor de geofísica do IAG Marcelo Assunção. Anteontem, eles solicitaram informações relativas aos poços artesianos instalados no local pela fazenda Aparecida, produtora de laranja. Uma das possibilidades estudadas é a interferência da água dos poços na acomodação de placas tectônicas. Ainda não obtiveram resposta. Segundo o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bebedouro (Saaeb), Suhil Ismael, o diâmetro dos abalos está maior e já atingem as cidades de Pirangi e Taiaçu, a cerca de 20 quilômetros do povoado. Alguns bairros de Bebedouro também já sentiram pequenos tremores.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso