Diário da Região

14/07/2006 - 23h10min

Transporte coletivo

Integração será gratuita por mais uma semana

Transporte coletivo

Guilherme Baffi Pontos de parada de ônibus circular para embarque e desembarque
Pontos de parada de ônibus circular para embarque e desembarque
Entre as mudanças que a empresa de ônibus Circular Santa Luzia e a Secretaria de Trânsito de Rio Preto já definiram para implantar no novo sistema de transporte coletivo a partir da próxima semana, a principal delas é a prorrogação do prazo para a integração gratuita nos miniterminais de bairro feita por passageiros que moram nos loteamentos. O período para adaptação que terminaria neste domingo, foi estendido por mais uma semana, até o dia 23. O chefe de tráfego da Circular Santa Luzia, Euclides Spatti, descarta a hipótese de que a prorrogação do prazo tenha ocorrido em função da reclamação de um usuário de transporte coletivo feita ao Procon, que questiona a obrigatoriedade do uso do cartão magnético da empresa para fazer a integração nos cinco novos miniterminais.

Mas com o prazo maior para o início do uso do cartão, a Circular Santa Luzia poderá usar esse período para estudar uma alternativa de efetivar a integração para os usuários que pagarem a passagem em dinheiro. A empresa de ônibus tem 10 dias para responder a notificação do Procon e explicar a obrigatoriedade do uso do cartão no momento da integração. O diretor do Procon Paulo Dodi afirma que a imposição da empresa pode caracterizar ?discriminação? e ?abuso?, contra o passageiro, desrespeitando assim o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Por meio de um possível acordo, o usuário poderá ter garantido o direito de fazer a integração ao pagar a passagem em dinheiro. Se a decisão for favorável ao consumidor poderá abrir precedentes para novas reclamações.

Definido
No final da primeira semana de implantação do novo sistema de transporte coletivo de Rio Preto, a Secretaria de Trânsito definiu que os pontos de paradas de ônibus nas quatro plataformas do Terminal Central não serão alterados. ?A distribuição dos ônibus realizada desde quarta-feira funcionou e será mantida?, diz Rui Giorgi, secretário de Transporte, ao comentar que as linhas fixas nas plataformas evitará que usuários fiquem perdidos no Terminal Central. A sinalização dos pontos ainda é precária. As indicações das linhas estão escritas em papel e afixadas em placas metálicas, espalhadas por toda a extensão das plataformas de embarque e desembarque no Terminal Central.

O local teve as obras de reforma retomadas nesta semana. Com a definição dos pontos, a Secretaria de Trânsito prepara agora a construção de lombadas para pedestres e rampas para deficientes físicos. De acordo com Giorgi, as primeiras intervenções no Terminal Central foram realizadas para adequar os horários dos ônibus. A partir da próxima semana começam as obras consideradas de acabamento. ?As novas placas com a indicação das linhas do novo sistema de transporte já começaram a ser instaladas?, afirma o secretário.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso