Diário da Região

11/02/2005 - 09h30min

Tecnologia

IMC vai expandir estudo com células-tronco

Tecnologia

O Instituto de Moléstias Cardiovasculares (IMC) de Rio Preto pretende expandir, em no máximo um ano, as pesquisas com células-tronco para tratamento de doenças vasculares, como por exemplo, a artereopatia diabética que causa o entupimento dos vasos sanguíneos de membros inferiores (pernas) e pode levar o doente à amputação. A tecnologia e os conhecimentos a serem utilizados no procedimento serão os mesmos empregados no Estudo Multicêntrico Randomizado de Terapia Celular em Cardiopatias, promovido pelo Ministério da Saúde, e que a instituição vai participar, juntamente com outros 40 hospitais de todo o País. Na edição de ontem, equivocadamente, o Diário da Região informou em sua manchete que o Hospital de Base seria o responsável pelo tratamento.


O estudo visa comprovar os resultados já obtidos em pesquisas isoladas e verificar a viabilidade da substituição dos tratamentos cardíacos tradicionais pela terapia com células-tronco. O raciocínio a ser adotado será o mesmo para a área vascular. ?Numa primeira etapa vamos iniciar uma série de testes em animais para depois aplicar as células-tronco em humanos, o que difere do estudo na área cardíaca que já passou pela fase de testes e pode ser aplicado nos próprios doentes?, afirma o cirurgião vascular José Dalmo de Araújo Filho. ?Porém, os protocolos de pesquisa (cronograma) já estão prontos e aprovados. O processo deve ser iniciado em até oito meses?, diz. O estudo deverá aproveitar as instalações do laboratório de criogenia e biopreservação construído pela instituição especialmente para a pesquisa sobre células-tronco, promovida pelo Ministério da Saúde.
Outro procedimento que está em estudo para ser empregado pelo IMC é o uso de células-tronco existentes nos músculos das nádegas e coxas para restauração do tecido infartado do coração.

?Já realizam essa técnica na Polônia. Ela consiste basicamente em injetar essa material no músculo cardíaco para que ela possa reparar a área atingida pelo infarto?, afirma o cardiologista Oswaldo Tadeu Greco, coordenador das pesquisas sobre células-tronco em Rio Preto. Na última semana, o Ministério da Saúde anunciou o início do estudo nas áreas de infarto agudo do miocárdio, doença isquêmica crônica do coração, cardiomiopatia dilatada e cardiopatia chagásica com terapia celular. É um tratamento a longo prazo - três anos - de doentes que se enquadrem nestas patologias que receberão células-tronco diretamente no coração. ?Entre 20 e 60 doentes serão escolhidos em Rio Preto independente do sexo ou condição social, basta que atinjam as exigências específicas para cada tratamento como não corresponder mais aos tratamentos previstos atualmente.

Ao todo serão 1,2 mil pacientes beneficiados no Brasil?, afirma Greco. Em ambos os casos, o procedimento adotado é semelhante - as células-tronco utilizadas no tratamento são retiradas da crista ilíaca (bacia) do próprio doente. Participam ainda da pesquisa o hematologista Milton Artur Ruiz, docente da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp) na coordenação, além dos médicos Gilmar Valdir Greque, Sérgio Garzon, Roberto Vito Ardito, Adelino Parro Júnior, José Luiz Jacob, Nilton Machado, Antônio Carlos Brandão, Edwaldo Eduardo Camargo, José Dalmo de Araújo Filho e Fernando Vilela Sais.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso