Diário da Região

    • -
    • máx min
18/02/2015 - 09h04min

Campanha da Fraternidade

Igreja propõe diálogo com a sociedade

Campanha da Fraternidade

Divulgação Campanha da Fraternidade 2015 tem o lema
Campanha da Fraternidade 2015 tem o lema "Eu vim para servir" para marcar o início da Quaresma

A Igreja Católica lança hoje, às 10h45, em todo o Brasil, a Campanha da Fraternidade 2015 (CF), com o tema "Fraternidade: Igreja e Sociedade" e o lema "Eu vim para servir" (do evangelho de Marcos 10,45), para marcar o início da Quaresma. O anúncio oficial é feito pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na sede de Brasília, com transmissão ao vivo pelas emissoras de TV Rede Vida, Nazaré, Aparecida, Evangelizar, Horizonte, Século 21 e Canção Nova.


Em Rio Preto, o lançamento será às 11 horas de hoje, na Sé Catedral São José, no Centro, com missa celebrada por dom Tomé Ferreira da Silva, o bispo diocesano. Durante a celebração, haverá a distribuição de cinzas, uma tradição secular da Igreja. As cinzas são feitas pela queima dos galhos que foram abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. Segundo os cristãos, representam os pecados do homem e o seu fim, retornando ao pó.


A cerimônia na CNBB em Brasília será presidida pelo bispo-auxiliar e secretário geral da entidade, dom Leonardo Ulrich Steiner. Para ele, o tema provoca o "debate sobre a participação e atuação dos cristãos na vida social". Estão sendo esperados lá representantes do governo e de entidades civis, como o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias; o presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coelho; e a secretária executiva do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), pastora Romi Márcia Bencke.


Durante o evento, será divulgada a mensagem enviada pelo papa Francisco para a campanha de 2015. Com o tema "Fraternidade: Igreja e Sociedade" e o lema "Eu vim para servir", a CF 2015 tem a finalidade de recordar a vocação e a missão de todo o cristão e das comunidades de fé para o diálogo e colaboração entre Igreja e sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano 2º.


A campanha nasceu em novembro de 1962, por iniciativa de três padres ligados à Cáritas, sob a coordenação do então bispo dom Eugênio Sales. Passou a ser comandada pela CNBB. A primeira em âmbito nacional ocorreu em 1964, e a campanha permanece até hoje sempre na Quarta-feira de Cinzas, tornando-se o evento mais marcante da Igreja Católica no Brasil. O tema do ano passado foi "Fraternidade e Tráfico Humano". Em 2016, a campanha será ecumênica, com o tema "Casa comum, nossa responsabilidade", para a qual estão sendo convidadas várias denominações religiosas.


Quaresma


A partir de hoje, os dias quaresmais mudam a face das paróquias. Os celebrantes se vestem de roxo, sinal de tristeza e luto. Não há som de sinos durante a missa, nem flores no altar. Os fiéis são convidados ao silêncio, conversão, penitência e amor. Esses 40 dias relembram o período que Jesus passou no deserto, em meditação, e os seus sofrimentos na cruz. No sábado de Aleluia, as vestes litúrgicas são vermelhas e no domingo de Páscoa, brancas.



>> Leia aqui o Diário da Região Digital

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso