Diário da Região

05/12/2009 - 00h20min

Violência

Furtos no Centro dobram em dezembro

Violência

Ferdinando Ramos Movimentação de clientes nas lojas, férias escolares, pagamento do 13º e abertura do comércio à noite são fatores que elevam os índices de criminalidade
Movimentação de clientes nas lojas, férias escolares, pagamento do 13º e abertura do comércio à noite são fatores que elevam os índices de criminalidade

Os furtos no Centro de Rio Preto devem dobrar neste mês. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), no ano passado houve crescimento de 98% nos furtos registrados em dezembro em comparação com novembro. De acordo com o delegado Airton da Silva Rego, do setor de comunicação social da Delegacia Seccional, a movimentação de clientes nas lojas, férias escolares, pagamento do 13º salário e abertura do comércio à noite são fatores que elevam os índices criminais.


O delegado da Seccional, no entanto, explica que esse crescimento é sazonal. “Quanto mais pessoas estiverem circulando, mais bandidos vão estar nas ruas e mais crimes devem acontecer. É um efeito dominó.”A auxiliar de cozinha N.H.I., 51 anos, teve a carteira com R$ 400 furtada na tarde de ontem, no Calçadão. O ladrão abriu a bolsa sem que ela percebesse e retirou o objeto. “Eu apenas senti um esbarrão, mas estava com tanta pressa por causa do horário do ônibus que nem me liguei.”


O dinheiro era da aposentadoria do pai da vítima e seria usado para comprar um chapéu novo. “Vai me fazer muita falta. A gente vai hoje (ontem) para a cidade de Aparecida. Agora estou sem dinheiro para gastar lá”, contou a vítima. Para o delegado Ricardo Rodrigues, do 1º Distrito Policial, que atende toda região central, a população precisa tomar alguns cuidados e ajudar a polícia a identificar os criminosos.


Preocupação


Com o pagamento da primeira parcela do 13º salário, as ruas centrais de Rio Preto já estão lotadas de consumidores. Rodrigues diz que, além dos furtos, o estelionato é um dos crimes mais praticados no final do ano e que tem preocupado a polícia. “Muitos querem fazer compras usando cartões clonados, roubados e até com cheques falsificados. Por isso é importante tanto os clientes quanto os lojistas ficarem atentos e, em qualquer dúvida, sempre ligar para a polícia.”


A telefonista Rose Benzatti, 49 anos, nunca foi assaltada, mas afirma que tem medo da ação dos criminosos e procura se prevenir. “Ando sempre com a bolsa colada no ombro e evito lugares com aglomeração de pessoas.” Neste período em que muitos aproveitam para fazer compras e passear pelo Calçadão, as polícias de Rio Preto têm unido forças para evitar furtos e proporcionar mais segurança para as pessoas.


Desde terça-feira, pelo menos 30 policiais militares estão fazendo rondas pela região central da cidade. Além da base móvel que fica na Praça Rui Barbosa, policiais com bicicletas, motocicletas, a pé, e nas viaturas vão percorrer as ruas com maior circulação de consumidores.


Na próxima semana, investigadores vão se infiltrar em meio à movimentação e tentar flagrar os criminosos agindo. “Redobramos a nossa atenção porque nossa principal preocupação é evitar e prender quem está por de trás destes crimes”, diz Rodrigues.

   

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso