Diário da Região

14/04/2004 - 11h27min

Acesso à cultura

?Fome de Ler? instala bibliotecas na região

Acesso à cultura

Sérgio Menezes Estudo aponta que a população de 84 municípios não conta com biblioteca
Estudo aponta que a população de 84 municípios não conta com biblioteca
O governo federal por meio do Ministério da Cultura, quer zerar, até 2006, o número de municípios brasileiros que não têm biblioteca pública. De acordo com os dados do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, mais de mil cidades brasileiras não têm bibliotecas de acesso público. Na região de Rio Preto, são 21 cidades, de um total de 96 da região administrativa. O programa, intitulado ?Fome de Livro?, será inaugurado em no máximo 90 dias, como confirmou ao Diário o coordenador nacional do programa, Galeno Amorim. O custo do Fome de Livro, segundo Amorim, é R$ 24 milhões por ano, sendo um terço para o Ministério da Cultura e dois terços divididos entre outros ministérios, ONGs e iniciativa privada. Em um diagnóstico preparado pelo ?Fome de Livro?, as cidades sem bibliotecas têm perfil comum - são de pequeno porte, até 20 mil habitantes; e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo.

?São 14 milhões de pessoas e a chegada de bibliotecas públicas representará para a maioria delas o primeiro equipamento cultural na cidade. E essas bibliotecas foram pensadas de modo a funcionar como pequenos centros para geração de cultura?, diz Amorim. Curiosamente, apenas o Mato Grosso do Sul garante bibliotecas em todas as suas cidades. A maioria, por outro lado, não tem biblioteca de qualquer espécie. ?E, como em praticamente todas não existe um quiosque de internet, uma livraria ou banca de jornal, fica uma barreira quase intransponível impedindo o acesso à leitura, que é um direito básico da cidadania?, observa o coordenador. Todas as bibliotecas terão, em comum, um acervo de 2 mil títulos, que estão sendo selecionados pela Biblioteca Nacional - e mais 500 títulos, que serão escolhidos nos próprios Estados. ?Assim, se assegura a presença dos autores, temas e das editoras regionais, de modo também a garantir a identidade cultural de cada região?.

Em São Paulo
Das 96 cidades, que compõem a região de Rio Preto, 21 não têm biblioteca pública. Em todo Estado, são 84 municípios carentes de biblioteca. Ou seja, só a região de Rio Preto corresponde a 24% em relação ao Estado. Comparado a outros Estados - ou mesmo à iniciativa do governo federal - São Paulo lançou no fim de 2003 o projeto ?Quero Ler em São Paulo, Biblioteca para todos? - em parceria com empresas, que vão funcionar como ?madrinhas?. Até agora, duas cidades já foram contempladas com uma biblioteca - Eng. Coelho e Redenção da Serra. As empresas madrinhas têm a responsabilidade de fornecer ao município um computador e o acervo básico de 600 a mil títulos - dependo do número de habitantes -, que serão definidos por técnicos do próprio governo estadual. Segundo Luiz Henrique Prado - delegado regional de Cultura de Rio Preto, que representa o Estado na região -, o projeto não prevê a construção dos espaços para as bibliotecas, e sim, a adaptação de um espaço já existente, o que facilita a sua implantação.

Municípios sem biblioteca (na região):


:: Aspásia
:: Bady Bassitt
:: Dirce Reis
:: Dolcinópolis
:: Floreal
:: Jaci
:: Magda
:: Marapoama
:: Mesópolis
:: Monções
:: Neves Paulista
:: Novais
:: Orindiúva
:: Populina
:: Santa Clara D?Oeste
:: Santa Salete
:: Santana da Ponte Pensa
:: Três Fronteiras
:: Ubarana
:: Vitória Brasil
:: Zacarias

Empresas madrinhas:
:: Unimed
:: Santander
:: Pão de Açúcar
:: Fiesp
:: Banco do Brasil
:: Sieeesp

Fonte - Secretaria de Estado da Cultura

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso