Diário da Região

19/11/2010 - 08h20min

Astronomia

Fenômeno permite ver até 100 meteoros por hora

Astronomia

John Pane Foto tirada em 2001 de um meteoro das Leónidas. A nuvem visível é parte do rastro de detritos deixados pela sua passagem
Foto tirada em 2001 de um meteoro das Leónidas. A nuvem visível é parte do rastro de detritos deixados pela sua passagem

Termina neste domingo a chuva de meteoros dos Leonídeos, que pode ser observada a partir das 3h30, olhando para o lado leste.


Esse fenômeno ótico na atmosfera terrestre se deve a resíduos de partículas deixadas pelo cometa Tempel-Tutle, que a cada 33 anos completa uma volta em torno do Sol. Segundo o astrônomo do Centro Integrado de Ciência e Cultura (CICC), Alexandre Neves, para observar uma chuva de meteoros não é necessário o uso de qualquer instrumento astronômico, como telescópios ou binóculos.


“Basta um ambiente escuro e o olho humano”, diz. “Olhe todo céu pacientemente no horário previsto para ocorrência da chuva de meteoros e você verá ‘estrelas cadentes’ em certos intervalos de tempo, podendo contar uma taxa de até 100 meteoros por hora”, ensina. A chuva de meteoro recebe o nome da constelação onde o radiante se forma, de acordo com Neves.


As mais belas chuvas de meteoros são as que ocorrem nos meses de agosto (chuva dos perseídeos, pois o radiante se encontra na constelação de Perseu) e de novembro (Leonídeos, uma vez que o radiante está na constelação de Leão). Para obter orientações detalhadas para a observação, acesse o endereço eletrônico www.centrodeciencias.org.br/astronomia .

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso