Diário da Região

22/09/2005 - 02h15min

Olimpíada de Matemática

Estudante desvenda segredo dos primos

Olimpíada de Matemática

Sérgio Menezes José Francisco passou por testes de raciocínio e interpretação dos números
José Francisco passou por testes de raciocínio e interpretação dos números
O estudante rio-pretense José Francisco Carminatti Wenceslau, 15 anos, foi um dos premiados na Olimpíada de Matemática do município. Para conquistar a medalha de ouro do nível 2, que corresponde aos alunos de 1a e 2a série do ensino médio, ele passou por três etapas de testes de raciocínio e interpretação dos números. No ano passado, o estudante recebeu o prêmio de menção honrosa pelo desempenho na mesma competição.

Unesp
O evento, organizado pela Unesp de Rio Preto, reuniu mais de 18 mil alunos de ensino fundamental e médio de 48 escolas públicas e particulares. ?Ele é um excelente aluno não só na lógica matemática, mas nas outras matérias também. A medalha despertou o interesse dos demais estudantes em participar da Olimpíada?, diz a professora de matemática da Coopen, Rossane Ferreira Diniz. A primeira etapa da competição foi realizada nas próprias escolas com testes de múltipla escolha. Os 1198 estudantes que passaram para a segunda etapa enfrentaram a maratona de três dias de aulas na Unesp com professores da área. Ao final, os alunos responderam outros testes com problemas matemáticos. A terceira e última fase foi dissertativa. ?Fiquei muito feliz com o prêmio. Gosto do desafio da matemática. De criar fórmulas para solucionar os problemas?, diz o estudante, que aguarda ainda o resultado das olimpíadas de matemática paulista e brasileira. ?Quero ser campeão na área. Estudo mais de três horas por dia e busco sempre novas fórmulas na internet, Vou seguir os caminhos da matemática?, afirma Carminatti.

Veja abaixo se você consegue resolver a uma das questões da prova:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso