Diário da Região

02/10/2003 - 03h34min

Alerta

Estiagem faz umidade do ar despencar

Alerta

Sérgio Menezes Populares caminham em meio a poeira no bairro Floresta Park
Populares caminham em meio a poeira no bairro Floresta Park
A ausência de chuvas nas últimas duas semanas e a escassez nos últimos meses abrem espaço para que a poeira avance cidade adentro e faça com que a umidade relativa do ar fique abaixo da média histórica registrada pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), que é de 40%. A última chuva que caiu em Rio Preto ocorreu no dia 17 de setembro, quando foi registrada a marca de 6 milímetros. O IAC opera com informações de várias estações de pesquisa, incluindo a Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada (Cati), de Votuporanga, que marcou as 14 horas de ontem umidade relativa do ar de 22% na região. No Aeroporto de Rio Preto, às 17h44 de ontem, foi registrada umidade relativa do ar de 16%, a menor deste ano. O ano passado a marca mais baixa chegou a atingiu 13%.

A marca está bem abaixo da média nesta época do ano que, de acordo com estudos do IAC, deveria ser de 40%. De acordo com o engenheiro agrônomo Olivaldo Brunini, 54 anos, responsável pela área de climatologia agronômica do IAC, a escassez de chuvas no mês de setembro colocou a umidade relativa do ar bem abaixo das médias registradas nos anos anteriores. O clima seco acaba causando desconforto para a população e transtorno para pessoas com problemas respiratórios, além de prejudicar as plantações. Previsão do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (Ipmet) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru aponta dias claros com ausência de chuva até sábado. A previsão para hoje é de tempo claro e céu com poucas nuvens, com temperatura máxima de 21º e mínima de 32º.

Segundo informações do meteorologista José Carlos Figueiredo, 50, do Ipmet, a previsão é de que volte a chover na região a partir da segunda quinzena de outubro e com freqüência maior nos meses de novembro e dezembro. ?De acordo com as previsões, as chuvas devem ficar dentro da média esperada daqui para frente?, explica. Números da Casa da Agricultura de Rio Preto mostram que o índice pluviométrico de setembro deste ano ficou bem abaixo e relação a 2002. No ano passado foi registrado 73,8 milímetros de chuva, o equivalente a 73,8 litros de água por metro quadrado. Este ano, o mês de setembro registrou apenas 7 milímetros durante todo o mês, 64,8 milímetros a menos que o ano passado. Por causa da baixa umidade do ar, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil divulgou um informativo sobre os cuidados que devem ser tomados pela população. Quando a umidade relativa do ar está entre 20% e 30% é considerado estado de atenção.

Seca completa 130 dias
A estiagem castiga Votuporanga há 130 dias. O Escritório de Defesa Agropecuária, órgão da Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada (Cati), registrou a última chuva significativa à agricultura no dia 22 de maio deste ano. A soma das chuvas de maio soma 73 milímetros, o que corresponde a 73 litros de água por metro cúbico de extensão. Os marcadores não passaram dos 27 milímetros em junho. A média manteve o declínio e caiu a zero no mês passado. A quantidade ideal de chuva para a agricultura é a partir de 100 milímetros. Em julho a marca pluviométrica foi de cinco milímetros e em agosto de 21 milímetros. A seca se agrava com a alta temperatura, que nesse período registrou média à luz do sol entre 34º C e 39º C.

As condições climáticas afetam a lavoura e as pastagens da região. O plantio da safra 2004 de milho, soja e algodão está atrasado em um mês. O município conta com o cultivo anual de 150 hectares de algodão, 2,1 mil hectares de milho e 20 hectares de arroz. Já as culturas perenes sem irrigação mecânica retardam suas floradas, o que compromete 36 mil hectares de áreas de café, 300 mil pés de laranja, além de 230 mil pés de seringueira. As árvores que produzem o látex diminuem a seiva pela falta de umidade no solo. O assistente de planejamento da Cati, Carlos Alberto Deluca, 43 anos, diz que os agricultores já preparam a terra para receber as sementes, mas o plantio só deve começar apenas com o início das chuvas, previsto para a segunda quinzena de outubro.

Cuidados que podem ser tomados pela população:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso