Diário da Região

22/03/2012 - 08h38min

Sob suspense

Estado exonera diretor do CRF de Rio Preto

Sob suspense

Carlos Chimba Ainda não foi definido quem irá assumir a direção do Centro de Ressocialização Feminino
Ainda não foi definido quem irá assumir a direção do Centro de Ressocialização Feminino

A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) confirmou ontem o afastamento do diretor do Centro de Ressocialização Feminino (CRF) de Rio Preto, João Antônio Lopes Poli. O motivo da exoneração não foi informado oficialmente pelo Estado.


Em nota ao Diário da Região, a Secretaria da Administração Penitenciária informa que decidiu que “o senhor João Antônio Lopes Poli não mais deve continuar exercendo a função pública de diretor do Centro de Ressocialização Feminino de São José do Rio Preto, motivo pelo qual houve por bem optar pela sua retirada do cargo”. Ainda segundo a nota do Estado, inicialmente, o expediente da direção será exercido pelo seu substituto imediato. Não informou o nome do substituto e acrescentou que “em breve haverá a designação de outro funcionário para a mencionada direção”.


A reportagem questionou se o afastamento estaria relacionado a ocorrências recentes, como o fato de a direção ter colocado em liberdade uma mulher por engano. “Os demais questionamentos formulados envolvem questões administrativas, e, por isso, a Secretaria da Administração Penitenciária entende por bem que devem ser tratados no âmbito interno da pasta”, limitou-se a informar a assessoria do Estado.


De acordo com Daniel Grandolfo, presidente do Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo (Sindsap), existe uma série de denúncias internas contra o ex-diretor. Entre as denúncias contra o ex-diretor encaminhadas ao sindicato, funcionários do CRF se diziam vítimas de abuso de autoridade.


“O funcionário que está no cargo de Diretor Administrativo é humilhado rotineiramente e o da manutenção já não aguenta mais as perseguições”, diz trecho da denúncia. Em outro trecho enviado pelos funcionários do CRF ao sindicato, a denúncia diz que drogas e aparelhos celulares estavam entrando facilmente. Ainda segundo Grandolfo, um erro na soltura de uma reeducanda aconteceu na noite do dia 28 de fevereiro, e isso pode ter contribuído para o afastamento.


Na ocasião, o CRF colocou em liberdade a reeducanda Aparecida Verônica dos Santos, 27 anos, por engano e 24 horas depois, após pesquisa no prontuário da mulher foi verificado um erro, um mandado de prisão preventiva pelos crimes de receptação e formação de quadrilha ainda estava em aberto.


Dois agentes de segurança penitenciária da unidade foram até a residência de Aparecida em Penápolis e recapturaram a mulher. De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), durante a tarde de sexta-feira, naquela ocasião, e tendo em mãos o mandado de prisão, a busca foi realizada e a reeducanda foi recapturada na casa onde morava com o marido.


Versão que foi contestada pela família de Aparecida, que alega que a prisão foi feita sem a apresentação de nenhum documento e durante a noite, o que seria inconstitucional. O ex-diretor foi procurado por telefone pelo Diário durante toda a tarde de ontem para falar sobre o assunto, no entanto não foi localizado.



Quer ler o jornal na íntegra? Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso