Diário da Região

16/02/2003 - 07h33min

Região

Está reaberta a temporada de pesca

Região

A piracema terminou à 0 hora de hoje nos rios da região. O “período de defeso” dos peixes, que durante as cheias sobem à cabeceira dos rios para a desova, teve início no dia 15 de outubro do ano passado. A trégua na pescaria, tanto profissional quanto amadora, foi definida na portaria número 132 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). No decorrer do defeso, os peixes, por estar gastando energia na busca da cabeceira do rio, acabam se tornando presas fáceis. Para combater a pesca indiscriminada, a Polícia Ambiental intensifica as fiscalizações. A atividade é proibida a menos de 1,5 mil metros de distância de usinas hidrelétricas, corredeiras, cachoeiras e nas lagoas marginais dos rios.

Além da definição dos locais de preservação, o Ibama proíbe apetrechos como redes ou tarrafas nos rios. A portaria limita ainda a quantidade de pescado em cinco quilos. Para os pescadores amadores, os equipamentos permitidos na piracema são a vara de bambu, linha de mão ou molinete. A polícia orienta que, apesar do fim da piracema, a pesca continua suspensa a menos de 200 metros de hidrelétricas, corredeiras e cachoeiras e a 500 metros de distância de saídas de esgoto.

Nos reservatórios artificiais, fica permitida a utilização de redes com malha superior a 70 mm e tarrafas a partir de 50 mm de tamanho aos portadores de carteira profissional. Na bacia do rio Paraná, a exigência para redes é malha superior de 140 mm e a partir de 80 mm para tarrafas. De acordo com o tenente Reynaldo Vannucci Neto, 33, da 2ª Companhia da Polícia Ambiental de Fernandópolis, o balanço das autuações efetuadas nos últimos três meses sai na segunda-feira.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso