Diário da Região

06/09/2001 - 08h13min

Ano letivo

Escolas municipais antecipam matrículas

Ano letivo

Elisandro Ascari Alunos da escola João J. Sabino tem aulas em salas improvisadas
Alunos da escola João J. Sabino tem aulas em salas improvisadas
Os pais de crianças que vão se matricular na 1ª série do ensino fundamental nas escolas da rede municipal de ensino e que não estudam em escolas públicas têm até o dia 14 deste mês para cadastrar os filhos e assegurar uma vaga para o ano letivo de 2002. Os alunos que estão cursando a pré-escola são cadastrados automaticamente. Os alunos com idade entre 8 e 18 anos que não foram matriculados nas escolas públicas em 2001 podem fazer o cadastramento no período de 17 a 28 de setembro. “Somente os alunos que não foram matriculados em nenhuma escola pública é que podem fazer o cadastramento, pois aqueles que fizeram matrícula serão cadastrados automaticamente”, explica a coordenadora do Departamento de Demanda Escolar da Secretaria Municipal de Educação, Marielza Espinha.

Segundo ela, os pais devem procurar a escola mais próxima de sua residência para fazer o cadastramento. “Não importa se a escola seja estadual ou municipal porque a inscrição do aluno vai cair no sistema Prodesp (Processamento de Dados do Estado de São Paulo), que vai garantir a vaga à criança”, diz a coordenadora. Marielza afirma que a inscrição pode ser feita até mesmo em escolas que não têm a 1ª série do ensino fundamental. “O importante é o pai cadastrar a criança e garantir sua vaga para o ano que vem”, destaca. Os pais devem levar um comprovante de residência, que pode ser a conta de água ou de luz, além da certidão de nascimento do filho. Se por acaso a criança não tiver sido registrada, os pais devem procurar a escola e fornecer as informações sobre a data de nascimento, bem como o local.

Segundo o secretário municipal de Educação, Wilson Tadini, o Programa de Matrícula Antecipada tem por finalidade adequar o número de alunos com o número de vagas de tal forma que nenhuma criança fique fora da escola por falta de vagas. No início deste ano, segundo Marielza, cerca de 1,2 mil alunos ficaram sem vagas. Para atender a demanda, foram improvisadas salas de aulas em bibliotecas e outras dependências de algumas escolas. Por causa da falta de vagas nas unidades da rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação reformou e construiu novas salas criando mais 500 vagas. Até o ano que vem, segundo o arquiteto da Secretaria Municipal de Planejamento Marco Antonio Miceli, 28 unidades, entre Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei), Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) e creches serão reformadas.

A rede municipal de ensino tem 112 unidades escolares, entre elas, 38 creches, 42 Emeis, 22 Emefs. Pelo menos uma delas, a Emei Branca de Neve, na Vila Ercília, encontra-se em um estado que não compensa reformá-la. “Essa unidade será demolida e será construído um novo prédio, sendo que na parte inferior funcionará uma creche e na parte superior uma escola de ensino supletivo”, informa Miceli. Outras unidades vão receber reforma geral. “A maioria tem problemas com a rede elétrica, sistema hidráulico, além de telhado e muro. A Creche Luci Aparecida Zainun Hage, no Jardim Viena, por exemplo, tem um sério problema de fundação.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso