X
X

Diário da Região

13/12/2017 - 11h37min

Perda de peso

Ele nocauteou 18 kg em 45 dias

Perda de peso

Guilherme Baffi Atividade física aliada à dieta rigorosa é a receita de Yuri
Atividade física aliada à dieta rigorosa é a receita de Yuri

Não há milagre. Apenas uma série de fatores favoráveis e uma rigidez militar quando o assunto é alimentação e exercícios físicos. O estudante Yuri Agrelli, 21 anos, virou “celebridade” ao revelar que conseguiu emagrecer 18 quilos em 45 dias.

Yuri decidiu fazer academia e adotou uma dieta de baixíssimas calorias. Na idade em que está, o metabolismo é favorável à perda de peso. Una-se a isso que ele acelera mais o metabolismo com muay thai e cross combat (treinamento funcional aliado a técnicas de artes marciais) e à própria perda calórica desses exercícios. Isso, mais a dieta, chega-se à incrível perda de cerca de 400 gramas por dia.

A decisão de emagrecer veio depois de ele voltar para Rio Preto. Yuri cursava engenharia de automação e controle em São Bernardo do Campo. Em aproximadamente um ano e meio, ele engordou 20 quilos, saltando de 105 para 125 quilos. “Eu estudava muito, me tornei sedentário, comia até durante a madrugada e alimentos que engordam muito. Quando vi, estava obeso”, diz.

Medindo 1.80 metro, o estudante já estava com grau 2 de obesidade. Um acima, ou seja, grau 3, já é mórbida. “A minha autoestima estava baixa, me sentia mal comigo e não conseguia mais boas notas na faculdade. Decidi voltar para Rio Preto em julho”, conta.

Logo que chegou, se inscreveu em uma academia e passou a praticar muay thai três vezes por semana. Por conta própria, sem acompanhamento médico ou nutricional, fez pesquisas na internet e iniciou uma dieta rígida. Não sabe quanto consome de calorias por dia, mas, dentro do que relatou que é sua alimentação, pode-se estimar, sem pretensão de o cálculo ser preciso, algo em torno de 600 a 800 calorias/dia, como as dietas de spas.

Além disso, eliminou o glúten e a lactose do cardápio. Também não consome nenhuma forma de carboidrato depois das 18h. “Li muito e vi que pessoas que tiram o glúten da alimentação perdem mais peso na dieta. A lactose, em alguns casos como no meu, provoca inchaço.

 

emagrecimento_Yuri Agrelli 2 A meta do estudante é emagrecer mais 15 quilos

Depois de emagrecer 18 quilos, Yuri decidiu procurar uma nutricionista e aumentar a carga de exercício físico. Ele queria saber se estava perdendo massa magra (músculos) também ou se o que estava eliminando era de fato gordura. “Farei um novo exame nos próximos dias, mas o último que fiz mostra que passei de 30% de gordura no corpo para 24%. Minha dieta, passada pela nutricionista, é bem próxima da que eu vinha fazendo, só acrescentou um shake de way ”, diz.

Com o revezamento diário de muay thai e cross combat, em cada aula Yuri perde em torno de mil calorias por dia, já que faz os exercícios durante uma hora e sem parar. Ao final de uma semana (de segunda a sexta), são cinco mil calorias eliminadas.

Dieta magra seguida à risca


Grosso modo, Yuri conta que, de manhã, toma um copo de água e come uma fatia de bolo. No lanche da manhã, uma fruta ou copo de suco. O almoço são duas colheres de arroz integral, uma carne magra grelhada e uma porção de legumes. À tarde, toma o shake, uma hora antes do treino, uma fruta ou uma castanha. No jantar, só uma carne magra grelhada.

"Sigo minha dieta rigorosamente. Saio com meus amigos e não bebo e nem como nada que não posso. Considero minha alimentação muito boa e não sinto fome", diz. Ainda segundo Yuri, se hoje tentar comer fritura ou quantidades maiores, não se sente bem. A meta do estudante é emagrecer mais 15 quilos. Para isso, continuará com acompanhamento nutricional e praticando exercícios. 

"Acredito que depois que eu chegar ao peso que quero, a nutricionista deve liberar um dia da semana para comer coisas diferentes, mais calóricas. Mas não vou abandonar a dieta que faço. Sei que é saudável." Ele acaba de passar por uma bateria de exames e aguarda os resultados.

 

emagrecimento_Yuri Agrelli Yuri Agrelli, estudante: "A minha autoestima estava baixa, me sentia mal comigo mesmo e não conseguia mais boas notas na faculdade"

Consulte sempre o médico

Segundo a endocrinologista Flávia Funes, o acompanhamento com um especialista é fundamental em dietas que levam a perda acentuada de peso em curto espaço de tempo, como aconteceu com Yuri. "Se ele eliminou totalmente a lactose, está sem consumir cálcio, o que é importante para o equilíbrio do organismo. Como é uma dieta de baixa caloria, precisa de acompanhamento muito próximo para verificar se não há perda de nutrientes essenciais", diz.

Ainda segundo a especialista, normalmente as dietas para homens têm entre 1,2 mil e 1,5 mil calorias. No segundo caso, quando há também o exercício físico. "A gente preconiza entre meio e dois quilos de perda de peso, por semana, como saudável". Não há, afirma, nenhum estudo científico que comprove que a eliminação de lactose e glúten interfira na redução de peso. Contudo, como o glúten está muito presente em massas, que engordam, seria uma das explicações.

Flávia Funes diz ainda que Yuri deve enfrentar dois fortes obstáculos pela frente. O primeiro, segundo a médica, será uma perda menor de peso, que é uma reação do organismo. "Há liberação de hormônios e mesmo mensagens cerebrais de fome, porque o organismo começa a entender que há algo de errado e quer voltar ao peso anterior. É preciso paciência e se manter nas atividades e dietas para não engordar. Depois, a pessoa volta a perder peso".

Outro desafio será quando o estudante tiver alcançado sua meta. "Manter o peso desejado vai exigir que, com acompanhamento profissional, se elabore uma nova dieta. Ela terá de seguir o metabolismo basal dele para que não volte a engordar", finaliza.  

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso