Diário da Região

27/01/2009 - 02h15min

Comemoração

Doze mil participam da festa dos 80 anos da Diocese

Comemoração

Hamilton Pavam Festa dos 80 anos da Diocese de Rio Preto reuniu 12 mil pessoas
Festa dos 80 anos da Diocese de Rio Preto reuniu 12 mil pessoas
Cerca de 12 mil pessoas participaram das festividades em comemoração aos 80 anos da Diocese de Rio Preto na tarde de domingo, no Centro Regional de Eventos. O ginásio ficou lotado de fiéis, que assistiram shows, performances e participaram de uma missa em ação de graças ao aniversário. ?Foi uma festa maravilhosa, surpreendente. A comunidade participou e tudo correu na mais absoluta paz?, disse o padre Natalício Nascimento dos Santos, um dos organizadores do evento. Fiéis de todas as idades participaram das comemorações. Segundo o pároco, todas as paróquias da Diocese - cerca de 90 - compareceram. O evento começou às 14 horas, com um show do cantor Dalvimar Gallo, ex-vocalista do grupo Anjos de Resgate. As canções animaram o público, que, de pé, dançava e acompanhava o ritmo. Após a apresentação, a empolgação continuou com Cristo Hit?s Dance, quando jovens apresentaram números de malabares e pirofagia ao som de música eletrônica.

Em seguida, o bispo Dom Paulo Mendes Peixoto lançou, junto com os Correios, o selo comemorativo ao aniversário da Diocese. Toda a correspondência que sair do bispado de Rio Preto levará o selo, que pode ser encontrado na agência Central dos Correios de Rio Preto. A missa começou por volta das 16h20, com a entrada de todo o presbitério de Rio Preto. Mais de 100 padres, além de diáconos e seminaristas, assistiram à celebração. O bispo de Barretos, Dom Edmilson Amador Caetano, participou da cerimônia representando as demais dioceses da região (Catanduva e Jales). O bispo emérito de Rio Preto, dom José de Aquino, não compareceu devido a problemas de saúde. Um dos momentos emocionantes da festa foi a entrada da imagem da padroeira da Diocese, o Imaculado Coração de Maria. A imagem da santa deu a volta no ginásio conduzida pelosdescendentes de imigrantes da região (italianos, espanhóis, japoneses, árabes e africanos), enquanto o coral da Basílica entoava o hino aos 80 anos junto com o público, que recebeu um folheto com as músicas da missa.

A integração dos diferentes povos também marcou a entrega do evangeliário ao bispo. O livro sagrado foi levado ao altar por jovens que representavam a cultura sertaneja, urbana e esportiva. Um grupo de dançarinos fez um número de hip hop. Na homilia, Dom Paulo lebrou do caminho percorrido pelos três bispos que passaram pela Diocese (Dom Lafayette Libânio. Dom José de Aquino e Dom Orani Tempesta) e agradeceu a todos aqueles que se doaram pela evangelização da região, sejam eles sacerdotes ou leigos. A comemoração terminou por volta das 19 horas, após o envio do padre Adão dos Reis Silva para atuar como missionário para Guarajá-Mirim (Rondônia) e uma bênção especial para todos os catequistas da Diocese.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso