Diário da Região

25/11/2005 - 02h16min

Hemocentro

Doador de sangue recebe homenagem

Hemocentro

Pierre Duarte Valdevino José de Souza viaja de Jales para receber sangue
Valdevino José de Souza viaja de Jales para receber sangue
Na tentativa de aumentar o número de doações e homenagear as pessoas que procuram o Hemocentro de Rio Preto, várias atividades serão realizadas hoje, Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Além da presença da banda da Polícia Militar, os doadores poderão assistir a apresentações teatrais. O Hemocentro não atinge o número suficiente de doações de sangue para trabalhar dentro de uma margem de segurança há três meses. ?Não está faltando sangue, mas se acontecer uma catástrofe, um grave acidente de ônibus, a situação ficará complicada?, diz Andresa Lopes dos Santos, assistente social do Hemocentro. Para trabalhar dentro da margem de segurança, deveriam ser coletadas diariamente 90 bolsas de sangue, mas atualmente esse banco recebe cerca de 60 bolsas por dia. De acordo com a assistente social, apenas 0,5% da população rio-pretense é doadora de sangue, quantidade bem distante dos 3% recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A assistente social acredita que o número de doações permanece abaixo da margem de segurança devido à falta de conscientização e preconceito, fatores que distanciam os doadores e complicam a vida daquelas pessoas que necessitam de transfusão. ?As pessoas ainda acham que doar sangue faz mal. Para quem doa não há riscos de contrair doenças?, afirma Andresa.

O gesto de solidariedade de pessoas anônimas garante a vida do aposentado Valdevino José de Souza. Aos 71 anos, ele precisa vir ao menos uma vez por semana de Jales, a 170 quilômetros de Rio Preto, para receber plaquetas e hemáceas, componentes do sangue. Ao longo desses anos, o aposentado já recebeu mais de 100 bolsas de sangue. ?Vivo graças ao sangue dos outros. Nem sei se ainda tem sangue meu correndo nas minhas veias?, diz. O gesto que mantém a vida de Souza garantiu a recuperação da dona-de-casa Fernanda Cristina Dovance. Oito meses depois do nascimento de seu primeiro filho, ela descobriu que tinha leucemia melóide aguda e precisou de um transplante de medula óssea. Ao longo de dois anos a dona-de-casa recebeu cerca de 90 transfusões de sangue e se recuperou. ?Deus sempre colocou no meu caminho uma pessoa para doar sangue. Sou muito agradecida a todas essas pessoas?, diz.

Doação de medula óssea é incentivada
Para aumentar as doações de sangue e medula óssea, voluntários da Associação dos Amigos da Criança com Câncer (Amicc) estarão hoje e amanhã em pontos instalados no Terminal Rodoviário, no Calçadão de Rio Preto e no Hospital de Base, distribuindo panfletos. A atividade faz parte da Campanha de Doação de Sangue e Medula Óssea. A medula óssea é o material encontrado no interior dos ossos, capaz de produzir hemáceas, leucócitos e plaquetas. A doação é simples. O doador precisa ter entre 18 e 55 anos e fazer o teste de HLA para identificar a tipagem genética. O exame é simples e pode ser feito antes da doação de sangue ou durante qualquer outro exame sangüíneo. Após comprovada a compatibilidade entre doador e portador de leucemia, é coletado o sangue para que possa ser feita a transfusão. Em Rio Preto, o exame e a doação de sangue podem ser feitos no Hemocentro da cidade.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso