Diário da Região

18/12/2010 - 01h48min

CNH

Detran adia sistema contra fraude que começaria na 2ª

CNH

Edvaldo Santos Funcionária de CFC mostra página que prevê digitalização do serviço
Funcionária de CFC mostra página que prevê digitalização do serviço

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) voltou atrás e decidiu ontem adiar, por 30 dias, a entrada em operação de um sistema mais rígido para a emissão ou renovação de carteira de habilitação, chamado de eCNH. A mudança começaria a valer a partir de segunda-feira nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), incluindo a de Rio Preto. A principal novidade do novo modelo será a digitalização de todos os dedos da mão do motorista e assim coibir fraudes praticadas por quem tenta burlar a obrigatoriedade da presença em aulas ou consultas médicas exigidas para emissão do documento.


Pelo modo antigo, segundo o delegado da Ciretran rio-pretense, Antônio Joaquim de Siqueira, as informações de presença podiam ser enviadas ao Detran a qualquer momento. “Não era preciso ser no mesmo dia e horário da consulta ou aula. Agora, como é um sistema on-line direto, se a aula é de 50 minutos, e uma hora depois do seu início não é registrada a finalização, o aluno perderá a aula. Assim, todos terão que respeitar horários e tempo de duração dos procedimentos”.


O motivo alegado pelo Detran e pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) para o adiamento foi exposto em nota oficial que será publicada hoje: “A suspensão foi definida para que as entidades envolvidas no processo de emissão de CNH - médicos, psicólogos e Centros de Formação de Condutores (autoescola) - tenham um prazo maior para se adaptar às exigências do novo sistema”.


A Ciretran de Rio Preto já havia se preparado para dar início ao novo sistema. No começo da tarde de ontem, antes do anúncio do adiamento pelo Detran, Siqueira comemorava a implantação do serviço antifraude. “Com isso, não existirá desculpa para o Centro de Formação de Condutor (CFC) abrir a exceção digital, que era quando, com atestado do médico, o indivíduo ficava isento do reconhecimento por meio da digital. Agora todos terão que passar por isso.


O “e-CNH” chegou a ser implantado em caráter experimental em Rio Preto por um mês, período em que funcionários dos CFCs foram treinados para se adaptar. Também a partir de segunda-feira seria colocado à disposição o site www.e-cnhsp.sp.gov.br pelo qual o motorista teria a opção de fazer o pré-agendamento do atendimento onn-line e daria prioridade no atendimento no balcão. Com o ao adiamento, essa opção foi “congelada”.


Despreparados


A presidente da Associação de Autoescolas de Rio Preto, Sílvia de Lourdes Gonçalves dos Santos, estava preocupada com a implantação definitiva do sistema a partir desta segunda. “Não estamos preparados e não tivemos orientação adequada. Na segunda-feira é que ficaríamos sabendo como seria, porque por enquanto estamos tendo alguns problemas no sistema”.


Segundo o delegado da Ciretran, o sistema está funcionando corretamente. “O problema é que o sistema exige um computador razoavelmente bom - de Windows XP para cima, uma internet que não tenha oscilações, e não aceita computadores com programas piratas”, explica. “Espero que até janeiro, quando começam as turmas novamente, já esteja tudo normalizado e adaptado”, diz a representante das autoescolas.


Quer ler o jornal na íntegra? Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso