Diário da Região

13/02/2010 - 03h14min

Epidemia

Dengue dos últimos nove dias supera 2009

Epidemia

Guilherme Baffi Agentes de saúde vão trabalhar hoje e segunda na nebulização com inseticida em bairro de Rio Preto
Agentes de saúde vão trabalhar hoje e segunda na nebulização com inseticida em bairro de Rio Preto

Nos últimos nove dias, a Secretaria de Saúde de Rio Preto confirmou 1.347 casos de dengue no município. O número é superior a todo o ano passado, que teve 1.231, e ao mês de janeiro inteiro de 2010, com 1.172. Do dia 1º de janeiro até agora, a prefeitura confirmou 2.787 contaminações da doença - 438 apenas ontem. Duas pessoas morreram.


Para tentar conter o avanço da dengue, mil fiéis da Igreja Universal de Rio Preto vão percorrer casas e imóveis dos bairros São Francisco, Centro, Estoril e Anchieta, no próximo dia 21 (domingo), para orientar a população sobre a dengue e entregar sacos de lixo para o recolhimento dos criadouros do mosquito Aedes aegypti.


A média é de 65 confirmações da doença a cada dia. Caso a média seja mantida até dezembro, serão 23.745 pessoas infectadas no ano. Trinta pessoas estão internadas em hospitais da cidade em razão de dengue - 19 já sabem que estão com o tipo clássico da doença e 11 apresentam os sintomas, mas não receberam a confirmação oficial. Segundo os hospitais, os pacientes não estão em estado grave.


Em 2010, oito pessoas contraíram o tipo hemorrágico e oito tiveram a modalidade com complicações. Em razão da gravidade da questão, os agentes de saúde vão trabalhar hoje e segunda na nebulização com inseticida no Parque Estoril. Terça e domingo não tem expediente.


“Também continuamos com o trabalho nas zonas norte e leste”, diz o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Luciano Lourenção. A orientação da prefeitura é para que os moradores deixem as portas e janelas das casas abertas. De acordo com o coordenador, os casos confirmados ontem são referentes a exames realizados na semana passada.


Arrastão


Os integrantes da igreja serão capacitados pela prefeitura, a partir de hoje, para realizar o arrastão. Lourenção afirma que caminhões da pasta e agentes de saúde vão acompanhar os voluntários para recolher os objetos descartados pela população. Os quatro bairros foram escolhidos, segundo Lourenção, por motivo estratégico. “Queremos percorrer toda a cidade. Já fizemos o mesmo trabalho em outras regiões.”


Nos próximos dias, a prefeitura vai realizar reuniões para definir como será a participação dos agentes no arrastão, que deve ser realizado no período da manhã. Nenhum representante da igreja foi encontrado no começo da noite de ontem para comentar a parceria com a prefeitura.

   

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso