Diário da Região

07/12/2007 - 01h54min

'Defesa do Consumidor'

Curso superior: saiba como exigir seus direitos

'Defesa do Consumidor'

Antes de iniciar um curso superior em uma instituição privada, é necessário ler com muita atenção o contrato e se ater a pequenos detalhes, entre os quais o tempo de graduação e o período em que a matrícula poderá permanecer trancada. É importante observar também o conteúdo do programa que será desenvolvido, quantidade de módulos/séries, número de aulas semanais e em quais dias da semana ocorrerão, valor, forma de pagamento, material a ser utilizado e condições para o cancelamento. Os cuidados servem para evitar transtornos no futuro. Mesmo assim, dificuldades aparecem. Pelo menos foi assim com a estudante Roberta de Melo Lopes, 33 anos, de Rio Preto. Em 2007 ela entrou no curso de serviço social. Fez normalmente o primeiro ano. Ficou grávida e só estudou até março deste ano - no mês seguinte foi mãe. Em junho, ainda retornou para fazer provas. No dia 7 de agosto, trancou a matrícula.

Agora, voltou à faculdade para avisar que iria retomar a graduação no ano que vem. Mas foi informada que, se quisesse retornar, teria que prestar vestibular novamente. ?Não posso perder o período em que estudei. Fiz tudo do jeito que eles me orientaram?. Matsuel Martins, o coordenador do curso, explica que Roberta não fez a matrícula no prazo e que, portanto, consta como desistente. ?Ela terá de prestar vestibular novamente e solicitar o aproveitamento das disciplinas que cursou.? A técnica do Procon em São Paulo, Márcia Cristina Oliveira, afirma que, se existe o pedido para trancar o curso e os prazos estipulados pela faculdade foram respeitados, a estudante tem o direito garantido de voltar à instituição. Márcia orienta a estudante a procurar o Procon para registrar uma queixa. Ela já fez um Boletim de Ocorrência.

Artigo do dia:
Artigo 23- A ignorância do fornecedor sobre os vícios de qualidade por inadequação dos produtos e serviços não o exime de responsabilidade.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso