X
X

Diário da Região

14/12/2017 - 21h30min

INTERCÂMBIO CULTURAL

Crianças de escola pública recebem visita de índios

INTERCÂMBIO CULTURAL

Johnny Torres Índios, que vieram de Tupã, durante encontro com crianças da escola Pequeno Príncipe
Índios, que vieram de Tupã, durante encontro com crianças da escola Pequeno Príncipe

Crianças entre três e seis anos de Rio Preto tiveram contato nesta quarta-feira, 28, com índios da tribo Terena, que vieram de aldeia em Tupã, na região de Marília, para visitar a Escola Municipal Príncipe Encantado, onde elas estudam. “Queríamos mostrar como o índio vive atualmente no Brasil”, disse Leandro de Paula, um dos líderes da tribo. Os índios mostraram como usam o arco e flecha e a zarabatana (arma para soprar dardos) e falaram do significado da pintura corporal e das vestimentas.

A tribo Terena vive em uma reserva indígena em Tupã juntamente com índios das etnias Kaingang e Krenak, na aldeia Vanuíre. “Atualmente trabalhamos com artesanato e com serviços braçais, mas alguns saem da aldeia e vão para a cidade realizar outros tipos de trabalhos também”, comentou Leandro. Entre os índios que visitaram a escola, estavam cinco adultos e nove crianças. Eles trouxeram os artesanatos produzidos na aldeia e apresentaram para os alunos. 

Mostraram também os sons da floresta, as danças típicas da tribo, os costumes do dia a dia e até conversaram na língua aruaque com as crianças. “Aprendi as músicas dos índios e as brincadeiras das crianças de lá. São diferentes das nossas”, comentou a aluna Lara Pietra Almeida Lopes, de 5 anos. A ideia de trazer os índios para Rio Preto faz parte do projeto cultural da escola, que neste ano resolveu se debruçar sobre o tema da diversidade cultural na formação do povo brasileiro.

“Desde o começo do ano mostramos aos alunos por meio de lendas, contos e discussões, como é a situação do indígena na atualidade. Hoje os alunos puderam ver na prática como eles vivem e tirar suas dúvidas”, disse a professora Yara Vargas.

Quem se espantou com as semelhanças foi a aluna Nahuany Kaila, 6. “Achava que eles moravam em ocas, mas agora vejo que vivem igualzinho a gente”, comentou. De acordo com dados do censo demográfico realizado pelo IBGE em 2010, o Brasil possui 817.963 indígenas, dos quais 502.783 vivem na zona rural e 315.180 habitam a zona urbana. O censo revelou também que em todos os estados brasileiros há população indígena.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso