Diário da Região

29/01/2011 - 07h10min

Ministério da saúde

Crônica de travesti rio-pretense é finalista de concurso federal

Ministério da saúde

Vivendo há 12 anos com Aids, o travesti Brunna Valin, 35 anos, de Rio Preto, teve a história de sua vida selecionada como uma das finalistas do concurso do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, que vai premiar relatos de travestis que vivem ou convivem com HIV/aids. As histórias foram contadas em forma de texto literário e Brunna ficou entre as seis melhores.


Brunna conta que começou a sofrer preconceito e bulliyng ainda no início da adolescência, o que o fez abandonar os estudos no ensino fundamental. Aos 13 anos, fugiu de Pedranópolis, onde morava com a família, por se sentir rejeitado pelo pai. Em Rio Preto, sem ter como se sustentar, diz que as circunstâncias o levaram a se prostitur para obter um fonte de renda. Em 1994, conheceu aquele que viria a ser seu companheiro por cinco anos. Foi ele quem transmitiu o vírus para Brunna.


Assim como tantos outros, ao descobrir a doença o travesti diz ter perdido o chão. “Quando recebi o resultado meu mundo caiu”, conta no texto selecionado. Hoje, Brunna é agente de Direitos Humanos do Grupo de Amparo ao Doente de Aids (Gada), e atua politicamente na luta pelos direitos dos travestis. Para ele, ser um dos finalistas do concurso é uma grande vitória.


“Para mim, que sou travesti e nem terminei os estudos, é uma grande inspiração para continuar meu trabalho em prol da coletividade do segmento”. Segundo o diretor do Gada, Júlio Caetano, vivem em Rio Preto hoje 150 travestis. “Dos segmentos vulneráveis, como gays e lésbicas, os travestis são quem mais sofrem preconceito e agressão”, afirma. Sobre a seleção do texto de Brunna como finalista do prêmio, Júlio é categórico. “Essa conquista reflete a história da vida dela, que é muito rica.”


Quer ler o jornal na íntegra? Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso