X
X

Diário da Região

14/12/2017 - 22h07min

#ficaadica

Cinco sugestões para se dar bem no Enem

#ficaadica

Belisário/Editor de Arte NULL
NULL

Pode parecer que está longe, mas faltam menos de dois meses para o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que este ano acontecerá em dois domingos: 5 e 12 de novembro. No primeiro domingo, serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação do Enem 2017. No segundo, é a vez das questões de Ciências da Natureza e Matemática.

Além de cobrar os conhecimentos específicos das quatro áreas, o Enem exige do participante muita paciência, devido à extensão da prova. O tempo de duração das provas no primeiro dia será de 5h30min. Já no segundo, os candidatos terão 4h30min para responder todas as perguntas. A quantidade de questões será mantida em cada área de conhecimento: 45.

O adolescente Marlon Henrique Vieira Galafo, 17 anos, vai prestar o Enem pela segunda vez, mas é a primeira vez que presta para valer. “Ano passado prestei como treineiro para ter experiência, pois o exame é uma avaliação que testa os participantes em todos os sentidos”, disse o jovem que está se preparando para alcançar seu objetivo: ingressar em uma universidade em 2018.

“Para se preparar para uma prova como essa é necessário empenho. Procuro dedicar uma boa parte do tempo ‘livre’ aos estudos e também leio conteúdos de atualidades, de história, de filosofia, para fixar o conhecimento na área de Humanas”, explicou Marlon, que associa a prática à resolução de incontáveis exercícios de matemática e física para sua preparação na área de Exatas.

(Colaborou Arthur Avila)

O #ficaadica desta semana traz cinco tópicos importantes para a preparação do Exame.

Reveja o cronograma de estudos

De acordo com a coordenadora do Anglo Rio Preto Vestibulares, Ana Biazi, ao relembrar temas estudados durante o ano, o participante consegue perceber quais conteúdos precisam de maior atenção.

Pratique a sua interpretação de texto

Segundo Machado, a prova do Enem, em sua essência, tem apresentado um alto nível de cobrança no quesito interpretação de texto. No entanto, muitas pessoas pensam que estudar o texto escrito já basta.

“É importante estudar e praticar a interpretação de todas as formas possíveis de texto, sejam elas as narrativas escritas, as imagens, os filmes, as charges, os poemas e até mesmo alguns álbuns de música. Interpretação de texto é visão de mundo, e isso é muito cobrado no Enem”, explicou o professor.

Aprenda com os erros

Quando não se acerta uma questão durante os treinos, é preciso tentar resolvê-la novamente. De acordo com Ana Biazi, quando o participante refaz as questões que errou anteriormente, ele percebe se a falha é de conteúdo ou de atenção.

Estude as provas anteriores

Vale a pena dedicar-se à resoluçãode provas anteriores do Enem, principalmente para auxiliar no tempo de prova, prestando bastante atenção ao tempo gasto na resoluçãode cada exercício.

Segundo Evandro Machado, professor de história do Me Salva!, assim como muitos concursos, o Enem é realizado com níveis de dificuldade muito próximos em diferentes anos. “Ainda que questões próprias da atualidade mudem, dificilmente veremos questões sobre mega eventos neste ano”, disse o especialista, que acredita que estudar provas passadas é uma boa forma de conhecer os métodos utilizados para aplicar questões durante a prova. Todas as provas anteriores do Enem estão disponíveis na Internet.

Invista em técnicas de concentração

Para a coordenadora do Anglo Rio Preto Vestibulares, o estudo das questões sob o viés das competências e a clareza quanto às expectativas da prova de redação são imprescindíveis a um satisfatório desempenho no Enem. Mas é preciso também ter cuidados com a questão emocional e preparo físico, que são fatores decisivos para se concentrar e realizar o exame com sucesso.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso