Diário da Região

    • -
    • máx min
11/02/2015 - 02h20min

Cetesb vai investigar

Cinco mil litros de óleo vazam de trem da ALL

Cetesb vai investigar

Análise da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) constatou que o acidente com uma composição carregada com óleo diesel, ocorrido no fim da tarde de segunda-feira, na área rural de Valparaíso, derramou aproximadamente cinco mil litros do combustível no solo. No entanto, o órgão estadual não verificou danos de grande porte, já que o diesel não atingiu fonte de água. Técnicos da ALL (América Latina Logística), concessionária que administra a ferrovia na região, permaneciam até a tarde de ontem fazendo a retirada de resíduo do local.


De acordo com o engenheiro da Cetesb, José de Assis, que vistoriou a área, houve vazamento de combustível dos tanques de duas da três locomotivas que descarrilaram no acidente, seguidas de 32 vagões, também carregados com diesel. Segundo Assis, o combustível escorreu pelo pasto até atingir uma curva de nível, onde profissionais da ALL fizeram uma barreira de contenção, para evitar que se espalhasse. Além disso, realizaram procedimento de sucção da substância.


"Dos cinco mil litros que vazaram, foram sugados cerca de 1,5 mil e outros 3,5 mil foram absorvidos pelo solo", informou. Contudo, o engenheiro destacou que a equipe da ALL realizou raspagem do solo contaminado. O material será encaminhado para um aterro industrial da empresa, em Chapecó (SC). Assis ressaltou que a contaminação poderia ter sido maior se os vagões também tivessem derramado diesel. A quantidade total de combustível não foi informada.


A assessoria da ALL informou que equipes da concessionária atuam na remoção das locomotivas, limpeza da área e restabelecimento da linha férrea. A previsão é de que a circulação fosse normalizada ontem. As causas da ocorrência estão sendo apuradas pelo Comitê Interno de Segurança da empresa.



>> Leia aqui o Diário da Região Digital

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso