Diário da Região

10/03/2010 - 16h17min

Bálsamo

Cerca de 700 pessoas ficam sem internet

Bálsamo

Mais de 700 clientes de uma empresa provedora de internet de Bálsamo estão sem conexão desde a tarde de ontem. Segundo o proprietário da Tecsoftnet, Emilto Marangoni de Assis, o sinal foi interrompido após uma apreensão de quatro antenas setoriais, três direcionais e dois rádios da empresa feita por fiscais da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).


Assis ainda registrou um boletim de ocorrência na Polícia Militar da cidade, comunicando sobre o fato, considerado por ele como irregular. A Tecsoftnet atua como provedora de internet em parceria com uma outra empresa, a Oquei.com.br provedor Ltda., de José Bonifácio.


No site da Anatel, a Oquei possui autorização para atuar com o serviço desde o dia 8 de abril de 2005. O motivo alegado pelos fiscais da Agência Nacional de Telecomunicações para as apreensões, segundo o boletim de ocorrência registrado pela PM, é de que os boletos enviados aos clientes constava o nome da empresa Tecsoftnet e não da Oquei.


A empresa de Bálsamo atua com venda de computadores, gabinetes e equipamentos e não como provedora, por isso a parceria com a Oquei.com.br.


A Polícia Federal de Rio Preto acompanhou a ação, porém, não comentou sobre o fato, afirmando ser de responsabilidade da Anatel as apreensões. Segundo a assessoria de imprensa da agência, houve realmente a apreensão de equipamentos da empresa de Bálsamo, ontem à tarde.


A assessoria ainda afirma que, quando o indivíduo distribui internet sem autorização da Anatel ou mesmo da companhia telefônica, ele esta praticando crime por desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicações (Lei 9.472/1997). “O que não aconteceu, já que a Oquei é quem presta o serviço e ela é devidamente cadastrada e autorizada”, diz Assis.


“A única confusão foi no boleto, que deveria constar o nome da empresa parceira e não o nosso. O que já foi corrigido. Acho que não precisava de uma ação tão rígida, principalmente em cidade pequena, onde os comentários se transformam. Já estão dizendo até que lavamos dinheiro e comercializamos drogas”, complementa.


Alguns moradores de Bálsamo, que preferiram não se identificar, afirmam que a empresa é íntegra e há sete anos atua no ramo de informática.


No site da Anatel, o artigo 183 da lei 9.472/1997 diz que “desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicação pode render ao acusado pena de detenção de dois a quatro anos, aumentada da metade se houver dano a terceiro, e multa de R$ 10 mil”.


A assessoria disse que fará um levantamento na Anatel em São Paulo sobre informações específicas da ação de Bálsamo. A assessoria apenas informou que houve a apreensão das antenas e que uma denúncia levou os fiscais até a cidade.


Uma operação para combater a pirataria de provedores de internet está em andamento pelos fiscais e várias cidades da região de Rio Preto serão fiscalizadas por eles. A operação segue até o final da próxima semana.


Em Bálsamo, os clientes da Tecsoftnet deverão ter o serviço retomado até o começo desta noite, já que a Oquei.com.br instalou outros equipamentos. “Repassamos o serviço à Oquei, única e exclusivamente para ela, sem a parceria com a Tecsoftnet. Assim, nossos clientes não serão prejudicados”, finaliza Assis.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso