Diário da Região

14/04/2004 - 10h33min

Vigilância Epidemiológica

Casos de dengue se concentram na zona sul

Vigilância Epidemiológica

Dos 22 casos de dengue registrados neste ano em Rio Preto até o final da tarde de ontem, cerca de 70% são na zona sul, nas regiões dos bairros Estoril e São Francisco. A afirmação é da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. Nos anos anteriores, a maior parcela de infectados era de moradores da zona norte da cidade. No ano passado, por exemplo, de 448 casos confirmados, 70% foram na região dos bairros Solo Sagrado e Maria Lúcia. A Vigilância Epidemiológica explica que a mudança de endereço da dengue em Rio Preto deve-se ao fato do primeiro caso registrado no ano ter sido justamente na zona sul. O infectado trouxe a doença de Belém (PA). Das 22 confirmações, 11 são casos importados.

O fato do primeiro caso da cidade no ano ser importado, somado aos sete meses em que a cidade ficou sem registros de casos de dengue, no ano passado, alimenta a hipótese da Vigilância Epidemiológica de que a doença estaria mudando de características em Rio Preto. Desde 1990, a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegipty mostrava características de endemia em Rio Preto. Ou seja, eram confirmados casos durante o ano todo, e não só na temporada de chuvas, quando a incidência é maior. Porém, desde 2001, os casos estão ficando mais escassos fora do período de precipitações, no verão. No ano passado o município ficou sem novos casos da doença por sete meses. Apesar da mudança de comportamento da doença na cidade, a Vigilância Epidemiológica continua com o trabalho de prevenção. Um raio de 25 quarteirões dos endereços das pessoas infectadas foi isolado. Além da eliminação de possíveis criadouros, as equipes de combate ao mosquito Aedes aegipty também promovem a nebulização dessas áreas para matar mosquitos adultos.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso