Diário da Região

19/10/2007 - 05h54min

Caminho Padre Mariano atrai mais de 500

Mais de 500 pessoas já estão inscritas para o 1º Caminho Padre Mariano, amanhã, a partir das 7 horas, promovido pelo Colégio São José, de Rio Preto. A caminhada de sete quilômetros, de Engenheiro Schmitt a Cedral, inicia as comemorações do primeiro aniversário de beatificação do padre agostiniano, ocorrida no dia 5 de novembro de 2006. Mesmo quem não se inscreveu pode participar, devendo apenas se apresentar aos organizadores para receber uma credencial de peregrino. A credencial será carimbada no Colégio São José (Rio Preto), na paróquia Santa Apolônia (Schmitt) e na paróquia São Luiz Gonzaga (Cedral). Os participantes também ganham certificado. O trajeto está sinalizado com placas e setas na estrada, árvores e pontos de referência do caminho. ?Na saída e na chegada, estão instalados dois totens com placa explicativa e os logotipos do Caminho, da igreja do distrito e dos agostinianos. É como se fossem um marco para nós?, afirmou o professor Hernani Morato, da comissão organizadora.

Pioneiro na história da Igreja Particular de Rio Preto como romaria organizada, o Caminho Padre Mariano tem parceria com a Prefeitura de Rio Preto, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, com a sub-prefeitura de Schmitt, prefeitura de Cedral, paróquias Santa Apolônia e São Luiz Gonzaga. A Secretaria de Turismo está apoiando o evento na estrutura logística, sinalização, ônibus da Prefeitura para a volta dos participantes e carro de apoio. Conseguiu, junto à iniciativa privada, uma ambulância (Prever), cartazes (J.Silva Painéis), placas (Bander Placas), água mineral (Poty) e protetor solar. ?A política de turismo do município de Rio Preto passa por Schmitt, que tem potencial para isso, devido à sua atmosfera de cidadezinha do interior, com cultura caipira e atrações típicas. A Secretaria se apóia na cultura e na fé para lançar um produto turístico que é o Caminho Padre Mariano?, disse o secretário Márcio Sansão.

A Secretaria de Turismo, que está investindo no Trem Caipira para Schmitt, também programou passeios de charrete durante o evento. A licitação do Trem Caipira, com trajeto de Rio Preto a Schmitt, foi publicada na última quinta-feira no Diário Oficial do Estado, para compra de uma locomotiva e dois vagões de passageiros. A Prefeitura de Cedral patrocinou cartazes e credenciais, além de ceder uma ambulância. A sub-prefeitura do distrito de Schmitt colabora com limpeza das margens da estrada, livrando-as do mato e entulhos. O Colégio São José também colocará um carro de apoio. A escola profissionalizante TecMed escalou professores e alunos de enfermagem para medir a pressão e fazer atendimento dos participantes, se necessário. Serão distribuídos sacos de lixo para não poluir a estradinha. Além de professores e alunos do São José, participam o diretor do Colégio, pe. Agustín Alcalde, superior da Ordem Agostiniana no Brasil, e o vice-diretor padre Eliseo López Bardón. Também têm presença confirmada o secretário Márcio Sansão e o pároco de Schmitt, padre Oscar Clemente, que prepara o primeiro aniversário da beatificação com festa no dia 5 de novembro.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso