Diário da Região

24/01/2008 - 02h16min

Curiosidade

Círculos em canavial provocam romaria

Curiosidade

Sérgio Menezes Dezenas de curiosos visitam o canavial para ver os sinais
Dezenas de curiosos visitam o canavial para ver os sinais
A curiosidade leva moradores de Riolândia a visitar o local onde no último domingo parte de uma plantação de cana-de-açúcar foi encontrada tombada. O motivo da clareira aberta em forma circular na plantação ainda é desconhecida. O ufólogo e membro do Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais (Inape), Jorge Nery, acredita que o fato pode estar ligado a fenômeno com objeto voador não identificado (ovni) e investiga o local. Mas a ocorrência pode estar relacionada a questões da natureza, como aponta o meteorologista do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), José Carlos Figueiredo. Na pousada de Maurício Pereira da Silva, 39 anos, que acredita ter visto um ovni e mora ao lado da plantação, o telefone não pára de tocar. Amigos e ex-hóspedes querem saber o que aconteceu. Moradores de Riolândia também não param de chegar ao local. Ontem à tarde, a família e amigos de Milta Souza, 57 anos foram ver a clareira. ?A gente fica em dúvida. Vim ver com os próprios olhos?, diz Milta. A consultora de vendas Rose Ribeiro da Silva foi ver a plantação, mas não acredita em situação sobrenatural. ?Acho que foi coisa da natureza.?

Na tarde de ontem Nery sobrevoou a área para fazer fotos. Ele constatou que em alguns pontos atingidos, a cana-de-açúcar já apresentava deformações causadas pela chuva e a aparência não era a mesma que ele presenciou no ínicio da semana, quando esteve na plantação. Na ocasião encontrou uma área circular de aproximadamente 60 metros de diâmetros e outras duas menores de 8 metros de diâmetro cada. O ufólogo acredita que extraterrestres procuram áreas rurais atrás de materiais como água e minérios. Segundo ele, Riolândia está próxima de um local pesquisado na região, que envolve áreas perto de Votuporanga e Valetim Gentil. Nery afirma que no canavial de Riolândia não foram encontradas ?perturbações magnéticas e de radiação.? O ufólogo e presidente do Instituto Nacional de Investigação de Fenômenos Aeroespaciais (Infa), Claudeir Covo, diz que outros itens podem ser checados, como análise da terra e o plantio de alguma semente no ponto atingido e fora dele para ver se o material de desenvolve de maneira diferente. Nery colherá informações e enviará à Aeronáutica. A reportagem tenta desde terça-feira um posicionamento da Força Aérea Brasileira (FAB) sobre o caso, mas não recebeu retorno.

Tornado pode ter atingido a região
O meteorologista do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), José Carlos Figueiredo, acredita que um tornado tenha atingido a plantação de cana-de-açúcar em Riolândia e danificado as plantas. ?Esse fenônemo é comum no Estado de São Paulo. Já foram registradas situações semelhantes nas cidades de Agudos e Palmital?, afirma Figuereido. ?Apenas uma análise mais detalhada do local pode nos dar a certeza da ação de um tornado.? De acordo com o meteorologista, tornados se originam de nuvens com grande carga de energia e velocidade, que giram em círculo e formam um funil ao tocar o solo. Diferente dos furações, os tornados atingem pequenas regiões e são de baixa altitude, por isso podem não ser notados.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso