Diário da Região

25/08/2002 - 00h36min

Votuporanga

Câmara vota amanhã Conselho do Negro

Votuporanga

José Luiz Lançoni A iniciativa tem o apoio do vereador Gilvan Carlos dos Santos
A iniciativa tem o apoio do vereador Gilvan Carlos dos Santos
A comunidade negra de Votuporanga está perto da conquista de uma representação formal na sociedade e do reconhecimento do Poder Público. Amanhã, os 17 vereadores da cidade votam a criação do Conselho de Participação e Desenvolvimento do Negro. A lei que institui a entidade foi encaminhada à Câmara pela prefeitura. “Nós fizemos um anteprojeto e o entregamos à prefeitura. Ele foi estudado pelo departamento jurídico, recebeu o aval do prefeito e agora está no Legislativo”, diz o funcionário público e presidente da Comunidade Afro-brasileira do município, Marco Antônio Soares, 46 anos. De acordo com Soares, a formação do Conselho representa um importante passo na luta pela igualdade social, independentemente da cor. O integrante da organização afro-brasileira afirma que a estimativa é de que 35 mil negros vivam na cidade. Porém, contesta os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que diz que o negro representa 16% da população do País. “Qualquer um sabe que isso não condiz com a verdade”, diz. Para ele, a comunidade afro-brasileira é mais da metade da população.

Embora nenhum caso de racismo e discriminação contra negro exista no município, Soares diz que a comunidade é vítima de várias formas de exclusão. O objetivo do Conselho, segundo Soares, é oferecer oportunidade de educação, emprego e condições sociais. “As ações são voltadas a crianças e carentes.” Na Câmara, a iniciativa encontra apoio do vereador Gilvan Carlos dos Santos (sem partido), 43, que é negro. “A busca é por alternativas à comunidade mais pobre, como projetos de qualificação profissional, de esporte, de lazer, de educação e de cultura”, afirma. O trabalho dos integrantes do Conselho será voluntário. Para levar informação à população em torno das origens do negro, grupos de música e de dança farão shows em praça pública.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso