Diário da Região

14/07/2006 - 11h24min

Clima

Baixa umidade do ar exige cuidado

Clima

Sergio Menezes Melissa Roque e Ana Cláudia Moares: cansadas nas caminhadas
Melissa Roque e Ana Cláudia Moares: cansadas nas caminhadas
As amigas Melissa Roque, 18 anos, e Ana Cláudia Moraes, 19 anos, caminham na pista da Represa Municipal, sempre ao final da tarde. Nos últimos dias, têm se sentido mais cansadas e com mais sede. É o reflexo da baixa umidade do ar registrada no mês de julho. As duas sentem as conseqüências, e optaram pela represa justamente em função do lago restabelecer um pouco da umidade. O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Ceptec/INPE) registrou nos últimos dias 50% de umidade do ar em Rio Preto e 40% em Votuporanga. Já em Catanduva, o índice chegou a 28%, apurados pelo Instituto Nacional de Metereologia (INMET). O recorde na região foi de 22%, há dez anos. Segundo a metereologista Luciene Dias, a previsão é que o ar permaneça seco. Abaixo de 60%, há interferência no sistema respiratório (veja quadro).

Alguns cuidados podem ser tomados para minimizar os efeitos da baixa umidade, como problemas respiratórios e a sensação do corpo mais seco. Usar roupas leves, ingerir bastante líquido- pelo menos um litro em meio de água por dia, ou seis copos- e usar umidificadores de ar (ou manter bacias com água no quarto de dormir) são alternativas. A universitária Ana Cláudia confirma não conseguir dormir sem deixar uma toalha molhada ao lado da cama. Ela tem problemas respiratórios desde criança. Outra dica é realizar atividades físicas, como caminhada ao ar livre, no período da manhã. A tendência é o clima ficar mais seco à tarde. A secretária Melissa confirma sentir muita sede ao caminhar à tarde, mas aponta não haver outro horário disponível para o exercício. Pessoas como ela, que só têm livre o final do dia, devem levar consigo uma garrafa com água para se hidratarem durante a caminhada.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso