Diário da Região

18/11/2006 - 01h50min

Promessa

Após 10 dias, termina greve dos médicos

Promessa

Médicos residentes de Rio Preto e Catanduva decidiram ontem, após assembléia entre os participantes do movimento, encerrar a greve da categoria iniciada há dez dias em todo o País. Somente na região 300 profissionais, além de 320 estudantes de medicina, haviam aderido à paralisação. Segundo a Associação dos Médicos Residentes do Estado de São Paulo, o fim da greve foi baseado na conquista de avanços nas negociações das reivindicações dos grevistas com o Governo Federal como o envio à Câmara dos Deputados do projeto de lei número 7.561/06, que determina o reajuste de 30% no valor da bolsa e a apresentação do requerimento número 4.404/06, em regime de ?urgência urgentíssima?. A garantia por parte do líder do governo na Câmara dos Deputados, de que será editada uma medida provisória no final de dezembro que determine o reajuste, caso o projeto de lei ainda não tenha sido aprovado também influenciou na suspensão do movimento.

?A partir de hoje, todos os médicos residentes que aderiram à greve retornam às atividades normais, mas vamos acompanhar as decisões do governo até o próximo dia 25. Caso nada do que foi negociado seja cumprido, a categoria deverá paralisar as atividades novamente, sem prazo determinado para retorno?, afirma o médico Ricardo de Acayaba de Toledo, um dos representantes do movimento grevista em Rio Preto. Outra promessa realizada durante o movimento, desta vez pelo governador do Estado de São Paulo, Cláudio Lembo, foi de que o reajuste não implicaria em cortes no número de bolsas de estudo aos futuros médicos. Nos dez dias de paralisação, cerca de 3,5 mil pacientes da região e até de outros Estados que deveriam ser atendidos nos ambulatórios de especialidades do Hospital de Base e passariam por cirurgias na instituição tiveram de ser reagendados para outras datas. Alguns só conseguiram retorno para o ano de 2007. Em Catanduva, a greve dos 49 médicos residentes não prejudicou o atendimento dos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos, segundo a assessoria de imprensa das instituições.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso