Diário da Região

13/07/2010 - 00h50min

Trânsito perigoso

Acidentes na Philadelpho crescem 64%

Trânsito perigoso

Arquivo Apatru aponta avenida Philadelpho Gouveia Neto como a mais perigosa de Rio Preto
Apatru aponta avenida Philadelpho Gouveia Neto como a mais perigosa de Rio Preto

A avenida Philadelpho Gouveia Neto registrou o maior número de acidentes com vítimas entre todas as vias de Rio Preto no primeiro trimestre de 2010, segundo levantamento da Associação Preventiva de Acidentes e de Assistências às Vítimas de Trânsito (Apatru). Ao todo, foram 51 ocorrências, contra 31 acidentes no mesmo período do ano passado - aumento de 64%.


Líder da lista de janeiro a março de 2009, a avenida Bady Bassitt registrou menos acidentes no primeiro trimestre deste ano: 40 contra 31, e ocupa agora a terceira posição no levantamento. Nos últimos 22 dias de março deste ano, no entanto, último mês analisado no estudo, o trecho da avenida entre as ruas Independência e Penita, no sentido zona sul-Centro, ficou interditado para construção de emissários da rede de esgoto pelo Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Semae).


A segunda colocada no ranking 2010 é a avenida Ernani Pires Domingues, com 36 registros. A Alberto Andaló aparece em sexto lugar na lista, com 25 casos. Para o responsável pelo banco de dados da Apatru, Marcelo dos Anjos, o aumento de acidentes na Philadelpho é explicado pelo aumento da frota no mesmo período. Enquanto no primeiro trimestre de 2009 Rio Preto tinha 248.362 veículos, em março deste ano eram 271.986 - aumento de 9,5%. “Quanto mais carros nas ruas, maior a chance de os acidentes ocorrerem”, afirma. “Esses dados irão agora orientar campanhas educativas e intervenções da engenharia de tráfego da Prefeitura”, diz.


Para a coordenadora da Apatru, Antonia Silva, o desrespeito às leis de trânsito é responsável pela maioria dos acidentes. “As dez vias com mais acidentes têm boa sinalização. O principal problema que observamos é a desatenção e a ousadia dos motoristas”, afirma. O número de acidentes com vítimas nas vias de Rio Preto, no entanto, diminuiu entre os primeiros trimestres de 2009 e 2010, ainda de acordo com a Apatru. Enquanto no ano passado foram 44,8 para cada 10 mil veículos circulando, nos três primeiros meses de 2010 foram 42,7 ocorrências nas mesmas condições.


Estudo


Procurado pela reportagem para comentar o ranking das vias onde ocorrem mais acidentes, o secretário municipal de Trânsito de Rio Preto, Aparecido Capello, informou que não poderia dar entrevista porque ainda não tinha analisado o levantamento da Apatru.


Capello se limitou a comentar um dos problemas da avenida Philadelpho Gouvea Neto: o congestionamento que é frequentemente formado no cruzamento com a avenida Solon Varginha, onde existe uma rotatória. “Alguma mudança será feita no local, mas ainda estamos estudando qual será a melhor medida”, afirma. “Talvez colocaremos um semáforo, mas não há previsão para a execução de qualquer obra.”


Colisão deixa dois mortos


Duas pessoas morreram na avenida Philadelpho Gouveia Neto, no cruzamento com a rua Primeiro Mestre, na Vila Anchieta, na madrugada de domingo. Segundo informações do boletim de ocorrência, o eletricista Welton Pires da Silva, 24 anos, pilotava uma moto pela avenida, no sentido bairro, quando, por volta da meia noite, bateu num Honda Civic, que seguia pela rua Primeiro Mestre. Silva e o passageiro da moto, o ajudante Ismar Ferreira de Moraes, 20 anos, foram levados à Santa Casa e Hospital de Base, mas não resistiram.


O condutor do Honda Civic, Marco Antônio de Pádua, 55 anos, disse que voltava para casa quando o acidente ocorreu. “Os rapazes estavam em alta velocidade. Nem vi quando chegaram. O radar vai mostrar que eu não estava errado.” O corpo de Moraes foi levado para o Piauí.

   

Quer ler o jornal na íntegra? Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso