Diário da Região

25/11/2011 - 01h47min

Vai um sorvete aí?

A onda agora é picolé de cajamanga com sal

Vai um sorvete aí?

Thomaz Vita Neto O sorvete com leite ou suco de frutas é sobremesa nutritiva, além de refrescar
O sorvete com leite ou suco de frutas é sobremesa nutritiva, além de refrescar

A antiga sorveteria artesanal deu lugar a ambientes agradáveis e cheios de gente bonita saboreando os mais diversos tipos de sorvete. Seja em forma de sundae, casquinha, cascão, palito ou no copinho, sorvete é alimento. Em taças decoradas ou em palitos, é uma deliciosa sobremesa. O espaço dos sorvetes tradicionais, que conhecemos desde a infância, pouco a pouco foi sendo tomado por outros sabores, principalmente depois da disseminação das frutas brasileiras, delícias modernas.


“A procura por sorvetes de frutas exóticas cresceu nos últimos tempos. Antigamente as pessoas só arriscavam uma mistura de creme com chocolate ou coisa parecida, hoje temos sorvete de cajamanga, amora, cupuaçu e graviola que fazem muito sucesso”, diz Junior Mauad, da franquia Frutos do Cerrado. A lista das gostosuras exóticas é grande: kiwi, amendoim, buriti, cagaita, caju, gabiroba, jatobá, mangaba, pequi, murici, jaca, araçá, umbu, taperebá e brejaúba.


Estudos revelam que essas frutas têm propriedades que vão além das vitaminas, podendo ser curativas e preventivas de algumas doenças. Há misturas também. “As mais pedidas são milho verde com canela, picolé de cajamanga com sal e coalhada com mel”, diz Junior.


Litros e litros de leite


Desde 1987 no bairro Santa Cruz a sorveteria Elite coloca mesinhas e cadeiras na calçada para atender com descontração. É uma das sorveterias mais antigas da cidade, de tradição familiar. São 600 litros de leite por semana para fazer 80 opções além dos tradicionais milho verde, creme, chocolate, morango. São novos sabores: paçoca, leite ninho, coco da Malásia, jabuticaba, melancia, açaí, entre outros. A preferência por chocolate e morango vem sendo alternada com as novidades. “Temos de tudo: clientes que vêm todo dia e experimentam sabores diferentes e outros que são fiéis a um só”, diz Edneia Leme, da Elite.


Um bom alimento


O sorvete, principalmente à base de leite, vem sendo indicado como complemento alimentar para pacientes submetidos à quimioterapia e que têm dificuldade em se alimentar. “Além do valor nutritivo, por ser gelado o sorvete é um ótimo analgésico e ajuda a evitar as náuseas causadas pelo tratamento nos pacientes”, explica o oncologista Márcio Mimessi, de Rio Preto. Tomado com moderação, o sorvete pode ser parte de uma dieta balanceada e saudável, por ser um alimento nutritivo, rico em vitaminas, cálcio e proteínas. Pode ser consumido em qualquer época do ano e em qualquer clima.


SUA HISTÓRIA:


Origem: consta que surgiu no Oriente, há mais de 3 mil anos, como uma mistura de neve das montanhas, suco de frutas e melChineses: costumavam preparar uma pasta de leite de arroz misturada à neve, parecida com a atual raspadinhaRoma: o imperador Nero (37-68) mandava os escravos buscar neve nas montanhas, para congelar mel, polpa de frutas e sucosSéculo 14: o veneziano Marco Polo voltou de sua famosa viagem ao Oriente trazendo a novidade do macarrão e uma receita de sorvete Século 17: Catarina de Médicis introduz o sorvete na França 1660 - Procópio Coltelli inaugura, em Paris, a primeira sorveteria do mundo1851 - o leiteiro Jacob Fussel abre em Baltimore a primeira fábrica de sorvetes nos Estados Unidos, produzindo em grande escala1879 - inventado o ice cream soda (EUA)1896 – surge a casquinha, na ItáliaInício do século 20 – surge o picolé na Itália

   

   

Quer ler o jornal na íntegra? Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso