Diário da Região

28/11/2003 - 03h16min

Termas

Órgão lacra poços de água mineral em Ibirá

Termas

Sérgio Menezes Proprietários dos dois poços teriam descumprido determinação do DNPM
Proprietários dos dois poços teriam descumprido determinação do DNPM
O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) lacrou dois poços de água mineral em Ibirá. Um deles fica dentro do balneário do Hotel Spa Thermas de Ibirá e o outro, no sítio Ilê do Caboclo, do empresário Ernesto Plascencia San Vicente. De acordo com o geólogo e chefe do 2º distrito do DNPM de São Paulo, Enzo Luís Nico Júnior, 54 anos, os poços foram lacrados por desobediência dos proprietários ao auto de paralisação das atividades. O lacre, uma corrente de aço ao redor dos poços, foi colocado na tarde da última terça-feira. ?Já havíamos proibido o uso da água desses locais. Depois, recebemos a denúncia de que continuavam em funcionamento. Eu mesmo fui até lá e lacrei os dois?, afirma o geólogo. Outra irregularidade apontada pelo geólogo é que o Hotel Spa Thermas de Ibirá teria colocado em seus cartazes de divulgação a informação de que no local havia água mineral. ?Eles não podiam utilizar a água do poço, nem fazer propaganda do produto, já que a área estava interditada.? O Spa havia sido interditado em outubro pelo DNPM, pela utilização ilegal da água mineral.

O prefeito de Ibirá, Francisco Márcio Carvalho (PFL), 54, diz que o fechamento dos poços é uma incoerência. ?Acho uma desonestidade com a cidade. Muitas pessoas podem ficar desempregadas?, argumenta. Carvalho decretou intervenção na Model Continental do Brasil, arrendatária do balneário desde 2001, há cerca de um mês. O motivo é o suposto descumprimento de itens contratuais, como execução de reformas, remodelação e ampliação das instalações. A concessionária recorreu à Justiça contra a medida e nega o descumprimento do contrato. No início de outubro, um levantamento feito pela prefeitura, a pedido do DNPM, mostrou que chega a 117 o número de poços nas termas - muitos deles clandestinos. O número é mais do que o dobro dos 51 que se acreditava existirem no local.

Carvalho afirma que a maioria das perfurações é superficial (chamada de cisternas) e não interfere nos poços de água mineral. O DNPM publicou, em agosto de 2000, portaria que proíbe novas perfurações de poços em Ibirá até a conclusão de um estudo do lençol freático. Mas conforme matéria publicada pelo Diário em 8 de outubro, novas perfurações teriam ocorrido no local. O segundo poço lacrado esta semana, localizado na propriedade do empresário Ernesto San Vicente, tem a autorização do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee). A intenção do empresário era construir um parque aquático no local. O geólogo Nico Júnior diz, no entanto, que a autorização deveria ter sido dada pelo DNPM, porque a água explorada é termal. Por esse motivo, o poço foi lacrado. O Hotel Spa Thermas de Ibirá foi procurado ontem para falar sobre o assunto, mas só vai se pronunciar depois que seu advogado analisar o caso. O empresário também foi procurado, mas não foi encontrado.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso