X
X

Diário da Região

15/03/2017 - 14h33min

Portal do mar Jônico

Um passeio por Galipoli

Portal do mar Jônico

Aproveitando que estávamos hospedados em Lecce, resolvemos conhecer ali perto, a cidade de Galipoli, chamada de portal do mar Jônico, ainda na Puglia. A cidade é localizada no "salto da bota" da Itália.

A cidade é famosa pelos seus prédios com estilo barroco leccese e por ter monumentos de grande importância.

Um dos principais pontos turísticos de Galipoli é o castelo fortaleza, construído pelos bizantinos no século XIII, com muros poligonais e torres redondas.

Gallipoli fica na costa da Península de Salento, no Mar Jônico, na parte oeste do “salto da bota” italiana. Gallipoli fica a cerca de 40 quilômetros de Lecce.

O nome Gallipoli vem da palavra grega Kallipolis, Kalli, que significa Bela e Poli que significa Cidade. A “Cidade Bela” foi fundada na época da Magna Grécia, quando os gregos ocuparam todo o sul da Itália durante parte da Idade Antiga.

Estacionamos o carro fora do centro histórico. Atravessamos uma ponte e passeamos pelo gracioso e pequeno centro, com seus becos e lojas de artesanato local.  Encontrei numa vitrine um aguardente de alcachofra que me deixou curioso... Pena que não tinha um para experimentar.

Vi também muita pimenta pelas lojas, pimentas denominadas viagra de Salento (península onde fica a cidade, banhada por um lado pelo mar Jônico e pelo outro pelo Adriático).

A cidade tem uma rua que a circunda, que nos leva a uma praia, não muito convidativa para banhos, mas que oferece uma bela vista. Lá paramos para refrescar-nos um pouco e tomar um suco. Os restaurantes neste local ofereciam uma variedade de frutos do mar frescos.

Passamos também pela Catedral de Sant’ Agata, imponente e que possui pinturas maravilhosas e uma bela fachada barroca.

O caís do porto de Galipoli é um local interessante, onde os barcos de pesca chegam e vendem seus peixes frescos, muitos deles ainda vivos.

Na cidade, perguntamos por uma praia mais agreste para o banho de mar e nos indicaram a Bahia Verde, praia de mar translúcido e areia clara, onde nadamos junto com pequenos peixes.

Nesta região vimos vários locais fechados onde se alugam barracas e guarda sois, além dos bares disponíveis com serviço de praia.

A água do mar estava da Bahia Verde estava quente e a paisagem era idílica, naquela bela manhã de outono.

De lá, voltamos para Lecce e no caminho o nosso carro, um Citroen, teve problemas com a manutenção. Ligamos então para a locadora Europcar, que nos disse que se o veículo andasse, devíamos continuar a viagem para o aeroporto de Bari para trocá-lo. Fizemos isso no dia seguinte.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso