X
X

Diário da Região

09/05/2016 - 12h00min

Alsácia

Os vinhos de Paul Blanck

Alsácia

Divulgação NULL
NULL

Philippe Blanck é descendente de um austríaco que iniciou a produção de vinhos da sua família,  quando adquiriu vinhas na Alsácia, na França, em 1610.

Daí, ele iniciou uma história de sucesso de seus vinhos alsacianos.Em 1846, Jacques Philippe Blanck foi premiado com uma medalha, como reconhecimento do seu trabalho, como produtor de vinhos.

As vinhas da Domaine abrangem hoje 86 acres, donde são extraídas as uvas para fazer desde vinhos mais simples até 5 grand crus e 4 lieux-dits (Lieu-dit é "lugar dito"... é um nome usado para qualificar um pequeno lugar geográfico ou topográfico. Esses nomes são o fruto da historia, de uma tradição, de um elemento natural (uma arvore, uma pedra, um riozinho, um cruzamento de vias de comercio, um lugar onde animais se encontram, uma fonte, um bosque, uma vista, etc”.) 

No caso dos vinhos da Alsacia, o termo lieux dit é usado para especificar uma apelação de origem, um TERROIR). 

Até 2011 nenhum lieux dits eram considerados "Grands Crus".  Em 2011, muitos foram considerados Grands Crus. 

Do total da área de vinhas da Domaine, 30 acres produzem Grand-Crus, 30 acres Lieux-dits e Grand Crus e 26 acres de vinhos normais.

 

Mercado

O mercado dos vinhos de Paul Blanck está assim distribuído: 20% são consumidos na França e o restante exportados. Dos vinhos exportados, 50% fica na Europa, 20% vão para os Estados Unidos e 10% vão para a Ásia.

Os vinhos são muito influenciados pelas áreas de terroir que representam 2/3 do total. 220.000 garrafas são produzidas na vinícola por ano.

Dos vinhos produzidos, 9 são Grand Cru, 4 Lieux-Dits e 5 Les Nectars (Vendages Tardives e Sélections de Grains Nobles) outros são vinhos normais.

O produtor diz que a completa expressão de um dado terroir requer a intervenção humana, a qual vem do conhecimento dos solos e do clima local,  uma experiência baseada na paciente observação e respeito às vinhas.

Enfatiza também, que cada terroir é único e que o homem sempre procurou uma ligação com sua terra.

Origens

As vinhas encontram sua expressão em 3 origens: o solo, que dá seu estilo, o clima que dá seu shape e o homem que dá seu trabalho na vinha, na adega e na garrafa para dar o espírito e o equilíbrio ao vinho. (Jacques Puisais, famoso enólogo).

O solo é um dos maiores fatores que impactam a qualidade de um vinho: o cobre dá cor e intensidade ao vinho, o calcário dá volume, o magnésio, a harmonia, o silício, a finura e a potência e a argila, suavidade e fermentação.

A maioria das garrafas desta vinícola utilizam screw caps. A vinícola acredita que, por meio delas, fecham melhor as garrafas, garantindo a qualidade do vinho.

Categorias

Os vinhos são divididos em 3 categorias: os varietais, os vinhos de terroir e os vinhos do tempo. Os Terroirs estão espalhados por 8 vilas produzindo uma diversidade de vinhos. Eles são: Lieux-dits: Altembourg, Partergarten, Rosenbourg

Na classe dos Varietais temos 2 tipos: os Clássicos e as Especialidades. 

Os vinhos clássicos são os primeiros vinhos e são os mais aromáticos, com uma bela expressão do que cada variedade de uva pode oferecer. Eles oferecem o seu melhor em até 5 anos de consumo.

Dentro dos Clássicos temos Riesling, Pinot d’Alsace, Pinot Gris, Pinot noir e Gewurtztraminer.

Dentro das Especialidades temos: Velhos Sylvaner, vinhos velhos Auxerrois, Muscat d’Alsace, Crémant d’Alsace (espumante) e Chacellas.

Os varietais  esquecidos representam uma pequena parcela da produção. Eles recebem o mesmo cuidado que os Grand Crus. São vinhos surpreendentes e raros para serem apreciados.

Os vinhos de Terroir são divididos em 2 categorias: 

Os crus: (lieux-dits renommés): Rosenbourg Riesling, Patergarten Riesling, Partergarten Pinot Gris e Altembourg Gewurztraminer.

Nestes vinhos podemos perceber notas cítricas, especiarias, tabaco, salinidade que  preenchem a boca. Vinhos que harmonizam com cozinha autêntica e de qualidade.

Os Grand Crus: Schlossberg Riesling, Furstentum (Riesling, Pinot Gris, Gewurztraminer Old Vines ou F Pinot Noir).Os Wineck-Schlossberg (Riesling ou Pinot Gris), Sommemerberg Riesling
Mambourg Gewurtztraminer.

Os Grand crus são expressão do terroir e revelam o conhecimento que aqueles que o produzem tem do solo e do clima e da experiência de gerações. 

Os Nectars são divididos em 2 categorias:  

Vendages Tardives: o Pinot Gris de Altembourg e o Gewurtztraminer da Furstentum.

E as Seleções da Grãos Nobres, Furstentum: Pinot Gris, Riesling ou Gewurtztraminer.

Os vinhos muito Doces: As uvas botrytizadas são colhidas à mão, escolhidas com muito cuidado. Uvas que concentram acidez e açúcar. Estes vinhos são produzidos apenas nas melhores safras.

Os vinhos da Seleção de Grãos Nobres de Paul Blanck São: Pinot Gris Furstentum, Riesling Furstentum e Gewurtztraminer Furstentum.

Os vinhos de Paul Blanck tem sido reconhecido por várias revistas especializadas como: The Wine Guides, Le Guide des Meilleurs Vins de France e Guide Bettane et Desseauve.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso