X
X

Diário da Região

01/12/2016 - 18h09min

VINHOS E OS PRAZERES

Lançamento do vinho Tancredi, da vinícola Donnafugata

VINHOS E OS PRAZERES

Alberto Andalo Junior Adega da vinícola Donnafugata.
Adega da vinícola Donnafugata.

As importadoras de vinho tem cada vez usado mais a criatividade. Para lançar o vinho Tancredi, da vinícola italiana Donnafugata, a importadora World Wine se uniu à Acierno, uma marca ítalo-brasileira de móveis de design assinado por grandes autores, para fazer um evento diferente: uma degustação de vinhos em meio à uma exposição de obras do artista Paulo Sayeg, que se inspirou nos rótulos da Donnafugata para fazer uma série de ilustrações.

Donnafugata é uma das melhores vinícolas da Sicília, uma das únicas da ilha, premiada pelo guia Gambero Rosso. De propriedade da família Rallo, a vinícola foi fundada em 1983 e, em pouco tempo, reposicionou a região no mapa vitivinícola mundial, elaborando uma extensa linha de vinhos de prestígio. Seus vinhedos encontram-se em 3 locais da Sicília: 10 hectares ficam na cidade de Marsala, onde se encontra a sede da vinícola; 250 hectares na DOC Contessa Entellina; e 10 hectares na cobiçada ilha de Pantelleria.

O nome da vinícola vem de uma história curiosa: Quando as tropas napoleônicas invadiram Nápoles, no início do século XIX, a rainha Maria Carolina (irmã da infeliz Maria Antonieta), foi obrigada a fugir para a Sicília. Algum tempo depois, o escritor Tomasi di Lampedusa escreveu sua obra-prima, O Leopardo (Il Gattopardo), e batizou a propriedade onde a rainha se refugiava, de Palazzo di Donnafugata (Palácio da mulher em fuga). Esta é a origem do nome da vinícola Donnafugata e também inspira a logomarca que representa a rainha, com cabelos ao vento.

O Diretor de Exportações, Fabio Genovese apresentou, neste evento, seu novo vinho, o Tancredi 2011, feito com um interessante blend das cepas: Cabernet Sauvignon, Nero d’Avola e Tannat. Este é um intenso vinho, delicado e bem gastronômico, preferencialmente usado para harmonizar com carnes vermelhas e de caça.

Além deste vinho, foi oferecida uma degustação de outros vinhos: Anthìlia Bianco, cuja uva principal é a siciliana; Catarrato, que se mostrou um vinho com muita personalidade, acidez e mineralidade.

Outro vinho também apresentado neste momento foi o Sedara Rosso 2011, que predominantemente utiliza a cepa siciliana Nero d’Avola, um vinho encorpado e agradável.

O vinho Sherazade 2013, outro presente foi feito da cepa Nero d’Avola. É um vinho bem frutado e com boa estrutura.

Senti falta do vinho Ben Ryé Passito de Pantelleria, que é um dos melhores vinhos de sobremesa da Itália. Fabio explicou que na ilha de Pantelleria pratica-se uma "agricultura heróica" pois ali, as encostas vulcânicas foram transformadas a duras penas, em vinhedos e as plantas são conduzidas junto ao solo, para se protegerem dos ventos incessantes. Esse vinho Ben Ryé é elaborado com 100% de Moscato de Alexandria (ou Zibibbo, como é apelidada no sul da Itália).

Além da degustação de vinhos, provamos uma série de antipastos deliciosos, que harmonizavam com o ambiente e os vinhos.

Foi um ótimo evento e por mais este convite, eu agradeço à World Wine e a Suporte Comunicação. Obrigado!

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso