X
X

Diário da Região

10/09/2017 - 00h00min

RIO PRETO EM FOCO

Os tradicionais desfiles de 7 de Setembro

RIO PRETO EM FOCO

Reprodução Desfile de Sete de Setembro de 1994, já na avenida Bady Bassitt, onde evento é realizado até hoje em Rio Preto; no alto, filme com vários desfiles na rua Bernardino e na avenida Andaló
Desfile de Sete de Setembro de 1994, já na avenida Bady Bassitt, onde evento é realizado até hoje em Rio Preto; no alto, filme com vários desfiles na rua Bernardino e na avenida Andaló

Eu sempre digo que qualquer coisa que você coloque para o povo ver, de graça, sempre tem um grande público. Assim é o carnaval de rua, que mesmo não sendo nem a sombra do das grandes capitais ainda arrasta muita gente pra avenida. A exposição de animais também. Já chegou a ser a maior festa da cidade (será nosso assunto daqui algumas semanas). E o desfile de 7 de setembro mais ainda! É ali, uma única vez no ano, que os pais podem ver seus filhos como protagonistas, através das escolas, que mesmo não sendo obrigadas mantêm a tradição de marchar pela avenida.

E nossa cidade já foi referência por décadas, devido aos concursos de fanfarras, que eram realizadas no estádio do América, Mário Alves Mendonça, e trazia delegações de toda a região. Caía gente pelo ladrão. Também não podemos esquecer da saudosa fanfarra da Escola Dom Pedro 2º, vitimada no terrível acidente na ponte do rio Turvo, em 1960, que matou 59 estudantes, dos 64 presentes no ônibus que iria para a cidade de Barretos, convidados para fazer a abertura das festividades de aniversário da cidade.

É bom lembrar que eles só foram porque ganharam o campeonato de fanfarras do ano de 1960. O campeão percorria várias cidades do interior, em festividades diversas, até o ano seguinte. Era uma festa. Mas não foi… Falando dos desfiles, eles aconteciam (como tudo na época) na artéria principal da cidade: a rua Bernardino de Campos. Até o final da década de 1940, os desfiles eram mais tímidos e quase não se tem registros fotográficos do evento. As escolas se perfilavam em frente ao Colégio Cardeal Leme e desciam pela rua Bernardino, ainda em paralelepípedo, até a rua Prudente de Morais.

 

 

Os mais belos desfiles aconteceram nas décadas de 1950, com uma disputa ferrenha entre as escolas. Além dos três primeiros grupos escolares, Cardeal Leme, Ezequiel Ramos e Cenobelino de Barros Serra, se juntavam no desfile os Ginásios Diocesano (futura Escola Monsenhor Gonçalves), Riopretano e São Luiz, além dos Colégio Santo André e o Ginásio São José (futuro Colégio São José) entre outros. Com a inauguração da avenida Alberto Andaló, em 1959, os desfiles passaram a acontecer lá. Em 1963, na gestão do prefeito Philadelpho Gouveia Neto, Sylvio Calabrezzi com a sua companhia de documentários Cometa Filmes fez um amplo registro do desfile, com direito a inauguração do primeiro semáforo da avenida.

E foi um dos únicos registros. Além deste, somente mais um no início da década de 1970. E bem curto! Calabrezzi dizia que o desfile não dava retorno financeiro, como as Exposições e suas feiras agropecuárias. Muitas empresas envolvidas. A partir de 1972, com o grandioso desfile em comemoração ao Sesquicentenário da Independência, os desfiles passaram a ser realizados na avenida Bady Bassitt.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso