X
X

Diário da Região

21/10/2016 - 17h36min

RIO PRETO EM FOCO

Abrasasas sobre nós

RIO PRETO EM FOCO

NULL NULL
NULL

Até o início da década de 1980, só um único filme de ficção tinha sido produzido na cidade: o “A Trama de Sangue”, curta-metragem em 16mm, de 1969, com direção do jornalista João Albano e roteiro do advogado Vicente Amêndola Neto. 

O primeiro longa-metragem só seria produzido em 1982: “Abrasasas”. Com direção de Reinaldo Volpato (cineasta formado pela Escola de Comunicação e Artes da USP) o filme mapeou Rio Preto no circuito cinematográfico do país. Mas muitos na cidade não entenderam e “torceram o nariz” ao filme. 

O drama acompanha os dilemas de oito jovens de várias classes sociais e seus conflitos. E até vai mais fundo, mostrando a marginalidade e a pobreza extrema (que já era uma realidade na periferia da cidade); os guardinhas da Arprom (Associação Rio-pretense de Proteção de Menores); o Serviço Social da Igreja São Judas Tadeu em plena atividade; os engraxates; meninos de rua e do Tiro de Guerra. 

Clique aqui para saber mais sobre o Serviço Social São Judas Tadeu:

O que muitos não entenderam era que os atores não eram atores, eram eles mesmos e isto foi uma grande e inovadora sacada pra época. Eu assisti ao filme logo na sua estreia e confesso que fiquei com uma baita dor de cotovelo por não estar nele. 

No dia da gravação no bar, onde o meu amigo e grande músico Welson Tremura dá uma de “galã” e tasca uma cantada barata em uma das moças na mesa, eu estava presente. Nem ele tinha qualquer experiência com cinema. Aliás, o filme só tem um ator de verdade: Gilberto Moura, que depois iria fazer parte do filme Pixote, a Lei do Mais Fraco, de Hector Babenco. E a trilha sonora original do genial Sérgio Sá, é claro! 

Passadas três décadas, apenas Ricardo Matioli seguiu carreira de ator. O filme? Ainda é o único longa produzido em terras tupiniquins e foi premiado em quase tudo: argumento, roteiro, som, direção de arte e ator coadjuvante (Gilberto Moura). Precisa dizer mais? Salve Abrasasas, Salve mestre Reinaldo Volpato.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso