X
X

Diário da Região

09/12/2016 - 22h04min

RIO PRETO EM FOCO

A primeira grande enchente em Rio Preto

RIO PRETO EM FOCO

NULL NULL
NULL

19 de março de 1986, feriado, céu nublado e chuva fina. São José do Rio Preto amanhece para comemorar seu aniversário de 134 anos, com a ilustre presença do Governador do Estado André Franco Montoro.

Após a missa na Sé Catedral de São José, o prefeito Manoel Antunes, o vice-prefeito Antônio Figueiredo de Oliveira, o governador e sua comitiva, secretários municipais e autoridades convidadas acompanham a solenidade na Câmara Municipal lotada, quando recebem a notícia que havia caído um "dilúvio", de aproximadamente quinze minutos de duração, o bastante para inundar toda cidade, principalmente nas imediações da Avenida Philadelpho Gouvêa Netto, Biblioteca Municipal e pátio da Estação Ferroviária. Uma enchente nunca vista em toda nossa história.

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE AS ENCHENTES NA CIDADE

E justamente no dia de seu aniversário! A notícia correu boca miúda e uma grande parte da população foi para as margens da represa, ocupando o topo do viaduto Governador Abreu Sodré.

O volume das águas foi tão intenso que, pela primeira vez na história, encheu e transbordou o Rio Preto, desde sua nascente até o canal de escoamento, que começa na própria Avenida Philadelpho.

A cidade ficou sem o fornecimento de água encanada por inúmeros dias, já que as águas atingiram as máquinas do Palácio das Águas. Uma catástrofe sem precedentes que despertou o interesse de inúmeras emissoras de televisão do país.

Foi a primeira vez que a cidade foi “destaque” de quase um bloco no SPTV e Jornal Nacional, da Rede Globo. O saudoso cinegrafista Celso Valsechi, com a sua câmera em VHS, fez o registro do acontecimento. Realmente um dia para esquecer.

Mas as enchentes continuam a ser até hoje o nosso maior tormento. Até quando?...

?Veja o vídeo com imagens do acontecimento:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso