X
X

Diário da Região

Blogs
Preto no branco


Histórias sobre a cultura negra no Brasil e no mundo contadas pelo jornalista e militante negro Marco Antonio dos Santos
Phiona, a rainha ugandense do xadrez
quinta-feira, 31/08/17, às 20:27, por
Compartilhe


É fantástica a história de Phiona Mutesi, a sem teto de Uganda que virou mestre de xadrez. Ela nasceu em 1996 na favela de Katwe, em Kampala, capital do Uganda. Aos três anos, perdeu o pai, vítima de aids, e teve de deixar a casa onde vivia, pois a mãe não podia pagar o aluguel.

Aos dez anos quando ela procurava comida com o irmão nas ruas da cidade africana, momento no qual conheceu Robert Katende, um missionário religioso que alimentava crianças em troca de aprenderem a jogar xadrez.

Phiona rapidamente aprendeu a dominar os adversários no tabuleiro, o que lhe garantiu vitórias em diversas competições regionais, que a qualificavam para disputas internacionais. Em 2012, tornou-se a primeira mulher de Uganda a ser mestre feminina de xadrez.

Em 2013, ela foi a primeira mulher a vencer o Campeonato Nacional Júnior de xadrez, em Uganda, e em 2014, ela representou o país nas Olimpíadas de Xadrez, na Noruega. Com o dinheiro ganhado nas competições, ela conseguiu, em menos de cinco anos, comprar uma casa para a mãe e melhorar a qualidade de vida da família, além de investir em escolas de xadrez para crianças.

A “ascensão meteórica” da ugandense no xadrez chamou a atenção de Tim Crothers, antigo editor da revista desportiva Sports Illustrated, que lançou em 2012 o livro The Queen of Katwe, que virou filme, estrelado pela atriz Lupita Nyong que interpreta sua mãe.

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso