X
X

Diário da Região

02/09/2016 - 00h00min

Painel de Ideias

Um dia comum

Painel de Ideias

NULL NULL
NULL

A quarta-feira amanheceu como todas as outras. Fazia frio em algumas regiões, calor em outras. Choveu em alguns pontos. As pessoas acordaram cedo para ir ao trabalho, crianças tomaram o caminho da escola.

Ao longo da manhã, as TVs seguiram a programação normal. Não fossem alguns flashes ao vivo, não se perceberia que algo importante estava para ser decidido. Nada lembrava um dia histórico.

Pouco depois das 13h30 veio o resultado final do processo. Por maioria absoluta o Senado Federal encerrou o mandato presidencial. Um fato importante, sem dúvida. Afinal, presidentes não caem todos os dias. Mas tudo muito longe do que se imagina ser um grande acontecimento histórico.

Fora das redes sociais, as pessoas seguiam suas rotinas. Consultavam vez ou outra a internet para saber o resultado, como se faz naqueles jogos onde os times apenas cumprem tabela. Até mesmo a separação do casal de jornalistas disputava a atenção dos internautas.

As ruas não ficaram tomadas por protestos. Não estavam incendiadas, como ameaçadoramente prometiam os defensores da presidente meses atrás. À falta de dinheiro e de pessoas, conseguiram quando muito queimar alguns pneus, quebrar alguns vidros e atrapalhar motoristas no caminho do trabalho.

Também não houve grandes comemorações. Nada de enormes marchas verde-amarelas cantando o hino nacional. Nas capitais algumas pessoas até foram para a rua, seja pra comemorar ou reclamar. Tudo, porém, muito modesto. As massas ficaram mesmo em casa.

Muita gente sequer notou o que acontecia, mais atenta às suas próprias preocupações. Alguns só foram ver o resultado da votação mais tarde, em algum site de notícias. Outros, somente à noite se deram conta de que uma presidente caíra.

Não é exatamente uma novidade um presidente brasileiro não terminar seu mandato. A única vez na história em que um presidente eleito democraticamente cumpriu integralmente seu mandato e entregou a faixa para outro presidente eleito que também conseguiu terminar seu mandato foi a passagem de poder de Fernando Henrique para Lula.

Apesar disso, ou também por isso, se houve algo que marcou o julgamento final de Dilma foi o clima do “eu já sabia”. Para o povo em geral o verdadeiro impeachment aconteceu antes. Aquele triste espetáculo de deputados votando “em nome da família, da pátria e de Deus” foi atentamente acompanhado pela população. Da mesma forma, o afastamento do cargo pelo Senado.

Para o cidadão comum, ali morreu o governo Dilma. Aliás, já estava moribundo há tempos. O julgamento não representou o fim de um governo. Foi apenas o sepultamento de um cadáver que jazia há meses.

Dizem que a história é escrita à distância. Somente o suficiente distanciamento nos dará a exata dimensão do que aconteceu essa semana. Mas, para quem viveu essa quarta-feira, a lembrança será de um dia comum, onde mais um mandato presidencial foi encurtado.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso