X
X

Diário da Região

19/08/2016 - 00h00min

Painel de Ideias

Talentos roubados

Painel de Ideias

NULL NULL
NULL

Ao longo do corredor que leva ao famoso Davi, na Galleria dell’Accademia, em Florença, erguem-se quatro esculturas inacabadas chamadas “Prisioneiros” ou “Escravos”. Obras do século 16 do gênio Michelangelo, elas mostram figuras masculinas não totalmente esculpidas, como se estivessem saindo aos poucos do bloco de pedra e ganhando sua forma final.

Para Michelangelo, a forma já estava na pedra. A ele cabia apenas retirar os excessos e libertá-la do mármore. Não terminadas, permanecem eternamente prisioneiras.

Na sala de audiências, quatro jovens esperam o início de seus interrogatórios. Estão presos por tráfico, algemas nos pés e nas mãos, uniformes cáquis com identificação do presídio. Cabeças baixas, policiais armados ao lado.

Fico imaginando quais seriam seus talentos. Com formação sólida e educação satisfatória, que rumo teriam tomado na vida? Talvez uma profissão tradicional como médico, engenheiro ou professor. Poderiam estar do outro lado da mesa, um policial, um advogado. Ou promotor. Ou juiz.

Quem sabe estariam nas artes, um músico, um ator. Ou seguiriam carreira esportiva, um atleta.

Claro que os talentos não são de todos. Mas são de muitos. O certo é que perdemos muitos deles. São roubados pelas drogas, pela violência, pelo crime em geral. Mas também pela pobreza e a ignorância. A falta de oportunidades e esclarecimento mantém muitos no subemprego, numa luta diária para apenas sobreviver.

As Olimpíadas do Rio de Janeiro estão chegando ao seu fim. Qualquer que seja a classificação final no quadro final de medalhas, o Brasil não apresentará posição empolgante. Apesar de algumas conquistas, o resultado é pequeno ante a expectativa. Jogamos em casa, com a maior delegação que já levamos aos jogos. Mas ficaremos atrás de países com populações e delegações bem menores. Dezessete dias de jogos mostram o que nos falta o tempo todo. Assim como em outras áreas, no esporte também carecemos de preparação, organização e principalmente desenvolvimento de nossas capacidades.

Dependemos do surgimento de talentos como Rafaela Silva, negra, pobre, nascida na favela Cidade de Deus. Ou Robson Conceição, menino pobre de Salvador, que trabalhava na feira para ajudar em casa. A despeito de todas as adversidades, brotaram, cresceram e chegaram ao topo. Um feito espetacular, por qualquer ângulo que se olhe. Mas também um feito raro.

Para cada Rafaela ou Robson que conseguiram brotar da pedra bruta, quantos outros se perderam? Quantos talentos nos foram roubados sem que sequer chegássemos a conhecê-los?

Há muita inteligência perdida, muita força desperdiçada, muitos dons ignorados. Temos um grande contingente de crianças, adolescentes e jovens que nunca terão seus talentos despertados, colocados em prática. Sequer um dia saberão que os possuem.

Esses jamais serão libertados do bloco de pedra.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso