X
X

Diário da Região

07/09/2016 - 00h00min

Painel de Ideias

Só sei que nada sei

Painel de Ideias

NULL NULL
NULL

Uma semana depois e eu ainda não entendi o que aconteceu. Sabe, eu não entendi. E tenho uma impressão que ninguém entendeu. Quase ninguém foi preparado nesse país para entender, mas mesmo assim tem uma quantidade enorme de gente que finge que entende, que grita que entende, que esperneia que entende, que bate no peito, porque, oras! Entende muito. A meia dúzia que pode ser que entenda, entendeu de um jeito estranho, aliás, de um jeito favorável.

Para mim não tem lógica, eu não sei o que esse pessoal conversa entre si há tantos anos e eu não confio na conversa de nenhum deles. Afinal de contas, eles chegaram lá juntos, sabe deus porquê. Uns dizem que foi conchavo, outros que foi acordo, eu até entendo como é que funcionam essas coisas, mas não sei porque ainda funciona assim e porque até agora a gente não sabe o que fazer em relação a isso.

Vários criminosos condenando uma criminosa, mas nem tão criminosa assim, porque nem era crime, então a sentença foi justa para quem achou e ficou tudo por isso mesmo, não precisa explicar para gente, segue a vida, muda a lei, não pense na crise, trabalhe. E é a partir dessa confusão que nos agarramos a ideias erradas e perdoamos, e esquecemos, e nos perdemos no turbilhão de poderes onde eles, os messias da pátria, não fazem nada ou quase nada para o grande ninguém e são, mesmo assim, os heróis de todos. Grandes artistas, enorme circo e nós os pequenos palhaços brigando.

Fica, em cima da cabeça de quem entende um pouquinho que seja, um ponto de interrogação, do resto da gente, só fogos. Muitos fogos. Uma pancada de fogos. Tipo uma felicidade imensa... Pelo que mesmo? Ninguém sabe explicar. É por isso que tenho a impressão que ninguém está entendendo mesmo é nada.

Está tudo em frangalhos, os bolsos dos trabalhadores vazios há um tempão, o país totalmente desestabilizado depois de sucessivas e vergonhosas plenárias sem sentido nenhum, e as pessoas estão nas ruas soltando fogos? Fica parecendo uma loucura generalizada, mas é só falta de informação.

Eu mesma não sei do que estou falando, na maioria das vezes me perco, principalmente quando penso. Sem entender, me desespero... Porque além de não saber, não posso, ninguém pode. Ninguém pode achar que não está funcionando, ninguém pode achar que ainda não acabou, porque se achar, continua sendo como sempre foi: bomba nos olhos, corações e mentes. Não pense, se cale. Nada muito diferente de nenhum antes, nem de 1964, nem de 2013.

Parece filme manjado, e cada um nomeia como quer, para uns “A grande vitória”, para outros “O grande golpe”, para mim “O grande truque”. O pior roteiro continua sendo o do pobre, preto e indígena, de quem todos eles esqueceram, para quem o crime é existir, a bala não é só de borracha, a bomba tem efeito imoral e o golpe é o cotidiano.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso