X
X

Diário da Região

27/10/2016 - 00h00min

Painel de Ideias

Raízes musicais de Keith Richards

Painel de Ideias

NULL NULL
NULL

Under the Influence (2015), do diretor Morgan Neville, trata da relação orgânica de Keith Richards com a música. O documentário faz uma biografia musical do compositor e guitarrista inglês, membro fundador dos Rolling Stones, numa narrativa em que as memórias de Richards se misturam com a história das canções que escreveu.

O ponto alto do documentário está justamente no seu caráter genealógico, no exame das raízes musicais de Richards, para quem “a música é o centro de tudo”. Essa é a imagem criada no filme como um todo. Nele, Richards fala, com desenvoltura e reverência, sobre os elementos musicais e culturais que o atraem em estilos como folk music, flamenco, jazz, reggae, country music, blues e, obviamente, rock n’ roll, explicando como a fusão desses estilos caracteriza a sua obra.

Essa busca pelas filiações musicais de Richards faz com que vozes de peso da música norte-americana do século XX sejam continuamente ouvidas em Under the Influence.

As referências a Howlin’ Woolf, Chuck Berry, Muddy Waters, Johnny Cash e Hank Williams, por exemplo, são tão frequentes que, às vezes, o filme chega a soar como uma espécie de “história da música popular norte-americana por Keith Richards.”

O peso da tradição do blues nas composições de Richards é reiterado no documentário. “A força do blues me deixou de queixo caído,” confessa o guitarrista, numa das primeiras cenas, enquanto ouve “Blue and Lonesome”, do gaitista Little Walter. Mais adiante, Richards mostra os dois discos que, como explica, “deram início” aos Rolling Stones: The Best of Muddy Waters (1958), de Muddy Waters, e Rockin’ at the Hops (1960), de Chuck Berry.

Richards também comenta que decidiu gravar o seu primeiro disco solo depois de participar do documentário Hail, Hail, Rock n’ Roll (1987), sobre Chuck Berry. Segundo ele, os ensaios com a banda que aparece no filme, e o hiato dos Rolling Stones à época, criaram as circunstâncias para a gravação e lançamento de Talk is Cheap (1988). Além desse álbum, Richards lançou outros dois bons discos solo, Main Offender (1992) e Crosseyed Heart (2015), todos em parceria com o baterista e produtor Steve Jordan.

Os bastidores da composição e gravação das músicas de Crosseyed Heart dão a costura final à narrativa de Neville. Richards explica que, nesse disco, ele está “tirando o chapéu para um monte de gente.” Ele fala, aqui, de seus heróis musicais, e suas palavras reforçam a profunda reverência dele pela tradição que o precede. Esse tom de homenagem é audível, por exemplo, em canções como a que dá título ao disco, dedicada a Robert Johnson.

Em suma, Under the Influence entrega o que promete, e não perde tempo com especulações sensacionalistas sobre as lendas urbanas em torno da figura desse guitarrista. Neville sabiamente evita esse caminho óbvio no seu filme. Mais até do que o próprio Richards (ou a sua persona), o protagonista do documentário acaba sendo a sua música.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso