X
X

Diário da Região

26/07/2016 - 00h00min

Painel de Ideias

Entre o sol e o eclipse

Painel de Ideias

NULL NULL
NULL

Todos conhecemos pessoas ao longo de nossas existências. Pessoas com as quais convivemos, trabalhamos, travamos relações amistosas, cordiais, profissionais, frias. Mantemos relacionamentos de diferenciadas intensidades e de múltiplas conotações. Somos inúmeros em nossa mísera identidade: somos pais, filhos, irmãos, amantes, vizinhos, chefes, subordinados, amigos. Hoje, usufruo deste espaço para refletir quanto ao valor da amizade. No dia 20 de julho, recebi mensagens de felicitação pelo dia internacional do amigo. Estou distante dos meus, em viagem de férias e de estudos. Com a leitura melíflua dos textos, pensei: afinal, o que pode ser mais prazeroso do que ter alguém com quem partilhar a alegria e, ainda mais louvável, com quem dividir o peso da dor?

Nosso grau de amizade varia de acordo com inúmeros quesitos. Tão inúmeros que se torna impossível elencar parâmetros confiáveis. Temos amigos íntimos, na família, nas redes sociais, no trabalho, na escola, na vizinhança, na academia, na fé. Algumas pessoas têm círculos sociais imensos. Outras preferem poucos contatos. E há quem sofra de solidão, de fobia social, de clausura. Conheço gente que prefere o contato dos amigos felinos e caninos. Há quem opte por criar uma nova e falsa persona de si mesmo a fim de ter e de manter amizades virtuais e reais com outras personagens igualmente afetadas pela dissimulação. Deve ser triste mentir para ser aceito em um círculo social. Contudo, a rejeição e o enclausuramento revelam-se igualmente assombrosos.

Sempre me assustou a possibilidade de conhecer um Judas, um Brutos. Condeno a falsidade e a traição com veemência, e procuro ser inteiro em minhas relações. Tenho enorme dificuldade para o teatro, para o riso fácil, e as palavras "querido, anjo e amor" costumam me assombrar a alma quando proferidas sem verdadeira intenção. Outrora, fui ansioso e quis agradar a todos, uma tortura fadada ao fracasso. Com o tempo, aprendi (pelo amor, pelo empenho e pela dor também) que ser verdadeiro comigo mesmo e com os outros traz paz. Aprendi que para ser grande tenho de ser inteiro, sem boicotar minha felicidade, e que ter o companheirismo verdadeiro torna a vida mais leve. 

Qual a graça de viver sem ter um grupo de amigos com os quais podemos rir feito bobos, dispensando até as palavras? Bastam risos, olhares, toques, e a comunicação flui e faz todo sentido. Nos países da Escandinávia, por onde andei nas últimas semanas, ademais de todos os aspectos positivos dos indicadores sociais, fiquei assombrado com os índices altos de suicídio e com a referência à solidão e à depressão sazonal. Ao mesmo tempo, recebi as mensagens pelo dia 20. Senti saudades de cada um que me torna um ser humano mais pleno, mais feliz, mais leve. Como já disse em certas ocasiões, uma vida sem amigos é uma vida eclipsada. Aos amigos, aos conhecidos, ao leitor, a todos enfim: seja lá quem te mandou em minha vida, meu amor te recebeu. Uma vida é muito curta para ser devotada ao ódio. E você? Já declarou amor e afeto a alguém hoje? Não deixe para depois.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso