X

Diário da Região

03/05/2015 - 08h23min

Liberdade

Quem sabe o que é melhor para voce?

Liberdade

google imagens Precisamos agir para além do medo
Precisamos agir para além do medo

Mais do que a perda da liberdade causada pela socialização, desde o nosso nascimento, os homens se prendem às amarras emocionais. Rousseau interpreta bem esse contexto quando diz que o "homem nasce livre, mas por toda parte encontra-se algemado".  Voar é instinto natural dos pássaros, mas a forma como são criados e se relacionam com o meio podem fazê-los se distanciar de sua natureza, assim como os homens.

A liberdade é uma necessidade e uma grande dificuldade, mas é importante perceber o que nos prende para que possamos caminhar. A vida é jornada e é descobrimento. Voce não pode deixar que as outras pessoas interpretem qual seria o seu melhor caminho, a bússola está com voce. 

Para Rousseau "é certo que qualquer sujeito sentir-se-á pressionado a respeitar e a obedecer aos padrões com o intuito de adaptar-se e ser aceito pela sociedade em geral, e, mesmo que não se importe ou queira desobedecer, terá de lidar com essa pressão que será sempre maior a qualquer desejo do indivíduo e, ou ele consegue suportá-la ou acabará por ceder e recalcar as suas ideias, impedido de criar uma identidade própria. Assim, tornar-se-á num sujeito conformado com o mundo em que vive, aceitando tudo aquilo que lhe é dado ou imposto". Propõe-nos então, um mergulho introspectivo pela busca do nosso lado natural, nosso lado selvagem, o verdadeiro "eu". Mesmo sendo um fato, e existem muitos povos subordinados a outros povos, esta é uma questão interna, o próprio homem é o seu maior algoz. Fatores como o medo de punição ou de não aceitação, ambição pelo poder e o ofuscar do dinheiro geram essa incapacidade de identidade própria. 

Também a ignorancia, essa grande inimiga do progresso e da felicidade, nos tira a liberdade para agir, que exige consciência e responsabilidade. Uma pessoa ignorante é menos livre que uma outra que saiba a base das suas escolhas, pois tem menos espaço de manobra, menos capacidade de expressão. Deveríamos nos preocupar em procurar pelas coisas que nos proporcionam imenso prazer de viver e conseguir agir para além do medo, porque a coragem é isso mesmo.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso