X
X

Diário da Região

07/06/2016 - 23h05min

Voce saberia identificar se seu filho está mentindo?

Pais identificam quando os filhos mentem?

Voce saberia identificar se seu filho está mentindo?

pinterest Voce saberia identificar se o seu filho mente?
Voce saberia identificar se o seu filho mente?

Um estudo recente publicado no Journal Of Experimental Child Psychology revelou o que muitas instituições de ensino já sabiam: os pais não são os melhores adultos para detectar as mentiras de seus próprios filhos.

Os pais gostam de acreditar que conhecem seus filhos mais do que qualquer outra pessoa, quando na verdade eles são mais intensamente ingênuos do que pessoas menos envolvidas. Esse fato tem uma possível explicação se admitirmos que para eles  o reconhecimento desta falha na conduta moral de seus filhos possa lhes significar que não estejam fazendo um bom trabalho, é o que dizem os autores do estudo.

É muito importante a disseminação da psicologia baseada em evidências. A pesquisa foi composta de 80 pais das crianças que participavam do estudo, 80 adultos com filhos (mas que não faziam parte do estudo) e 80 jovens sem filhos. Os três grupos tiveram dificuldade em identificar os mentirosos, mas no grupo dos pais destas crianças, 92% não identificaram. “Os adultos tem dificuldade em identificar mentiras em se tratando de crianças, mas o que fica claro na pesquisa é que quanto mais estreita a ligação, menos capazes de identificar as mentiras.”

Talvez com o surgimento de outros e melhores dados aferindo essa realidade, tenhamos maior consciência do quanto é necessária uma visão menos apaixonada de nossos filhos para podermos identifica-los com mais racionalidade e justiça. Os resultados obtidos não deixam dúvidas, o amor cria uma névoa sob a racionalidade. Talvez seja preciso uma visão menos romântica para nos auxiliar a não nos cegarmos, no longo trajeto de educa-los.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso