X
X

Diário da Região

06/11/2015 - 19h22min

Hora de pensar na matrícula

Hora da matrícula

Hora de pensar na matrícula

google Aprender deve estimular a criança e não estressá-la...
Aprender deve estimular a criança e não estressá-la...

Nesta época do ano a ansiedade em torno de qual escola matricular o filho aparece. Pais principiantes percorrem verdadeira maratona afim de encontrar a escola certa e até sujeitam os pequeninos a exames de qualificação para o ingresso.
Sugiro que você avalie com atenção seu próprio perfil de educação antes de pensar no perfil da escola ou a linha pedagógica ideal. 
A tendência atual da escola é preparar o aluno para a vida, e não para o mercado de trabalho. O professor da Faculdade de Educação da USP Julio Groppa Aquino adverte que escolas muito preocupadas com o conteúdo acabam estressando a criança com excesso de informação e tarefas e que o ensino voltado para o vestibular "só imbeciliza a criança". 

Atravessar o ano letivo discutindo com a escola os procedimentos dos professores no dia-a-dia é muito desgastante e improdutivo. Feita a matrícula, o voto de confiança dos pais é imprescindível para que a criança faça uma boa adaptação. A escola comprometida com o processo de educar deve oferecer o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo, um aprender aplicado à vida. A capacidade de superação e resiliência emocional, capacidade de superação diante das adversidades são quesitos tão importantes para o trabalho quanto o conhecimento técnico adquirido.
Priorizar as atividades que estimulam a curiosidade, o gosto pelo saber, o pensamento crítico e a autonomia.  Durante o processo de escolha, é aconselhável que os pais promovam um amplo questionamento a respeito dos métodos da instituição, observem a entrada e saída das crianças e suas expressões, conversem com pais de alunos matriculados fundamentalmente, confiem nas suas impressões sobre as informações que coletaram... o que ficou implícito mas não foi dito. 
Seja qual for a opção, a reação de seu filho é seu termômetro mais valioso. Se estiver feliz e interessado em aprender, é um sinal de que a escolha foi boa. Se estiver desanimado e com rendimento escolar baixo, esse é um indicativo importante de que algo não vai bem. 
A educação é feita das pequenas atitudes que tomamos e que delegamos às pessoas terem com nossos filhos. A boa escola deve ser um retrato da educação aplicada em sua casa.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso