X
X

Diário da Região

07/08/2016 - 21h45min

A Psicologia nos Jogos Olimpicos

Desempenho e emoção nas Olimpíadas

A Psicologia nos Jogos Olimpicos

NULL Nossos valores nos incutem uma forte emoção
Nossos valores nos incutem uma forte emoção

As Olimpíadas são uma grandiosa oportunidade de observarmos como a psicologia exerce influência nas pessoas. É possível relacionar o conteúdo emocional, individual e dos grupos, nos esportes e nas disputas. A reação das pessoas na vitória e na derrota, tudo fala sobre quem nós somos e isso vale uma boa análise. Emoções impraticáveis em uma vida social saudável como o “não aceitar perder”, são totalmente aceitáveis na vida do atleta de alto nível, talvez até um auxilio neste motor.

E o excesso de preocupação com detalhes? Minúcias que jamais fariam parte do senso comum, mas fazem a significativa diferença que determina o êxito. O autocontrole de algumas nações, promovido pelo seu estilo de contato entre as pessoas, ou a frieza e rigidez, tão cruéis ao contato humano e ao mesmo tempo, tão eficientes quando se trata de desempenho em disputas. Como o calor humano acalma alguns ou traz um tremor extra a outros. Além disso, a observação que mais me encanta: a de que paixão e arte são um diferencial a toda e qualquer ação humana.

Nos  atletas brasileiros, percebemos o tempo todo a influência grave da emocionalidade. Desde a abertura, calorosa e exuberante, rica em cultura e diversidade, que só fez emocionar. Guardamos nossa revolta e oferecemos nosso melhor, nossa alegria e hospitalidade. Um país de paixões, que sabe receber e festejar com grandiosidade artística e pouquíssima organização e planejamento. Poucos recursos, enorme criatividade.

Cada atleta é um herói nacional, talvez por que só o brasileiro saiba todo o trajeto de dificuldades que passam, a falta de apoio, incentivo e recursos, a vitória da persistência pessoal em cada um. Território da emoção à flor da pele, choram os que ganham, choram os que perdem, somos campeões em sermos chorões. Mais preocupados em receber bem do que ganhar das outras nações, todo brasileiro vive as Olimpíadas com exaltação, afinal, brasileiro é puro coração.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso