X
X

Diário da Região

10/07/2016 - 12h55min

Os filhos não crescem em zona de conforto, precisam de limites

Criança sem limites, sofre e faz sofrer

Os filhos não crescem em zona de conforto, precisam de limites

NULL Os limites são necessários às crianças
Os limites são necessários às crianças

Quem melhor sintetizou a necessidade da integração relacional entre pais e professores na psicologia educacional foi o médico psiquiatra, Içami Tiba. Algumas de suas passagens traduzem o comportamento habitual entre pais e filhos que acabam por educa-los a uma vida sem esforço:

“O filho torna-se um folgado porque deixou de fazer o que é capaz de executar, e a mãe torna-se sufocada porque sente que precisa, além de muitas outras atividades suas, dar conta de tarefas que não lhe cabem mais. O mais curioso nesse mecanismo do sufoco materno é que, enquanto os filhos são pequenos, a mulher não percebe quando está sendo inadequada. De fato, ela não se sente sobrecarregada e atende aos pedidos das crianças com a maior tranquilidade. Porém, à medida que elas crescem, tantas atribuições acabam se transformando em um fardo pesado.”

 O amor, transmitido pelos limites, não prejudica o desenvolvimento da criança,  o princípio que rege o “amor na medida certa”:

 “Nada impede que os pais façam algo pelo filho se este realmente é incapaz de fazer sozinho. O problema ocorre quando os pais perdem essa referência e continuam fazendo, por amor ou comodismo, sem reparar que o filho já é capaz de fazer. O fazer pelo filho deve ser sempre provisório até ele começar a fazer sozinho. É preciso muito mais amor para aguentar ver um filho sofrer do que simplesmente fazer as coisas por ele. Essa é a prática da independência. Ninguém cresce em zona de conforto. O crescimento é natural em zona de esforço, de empenho, de ações conscientes na busca de superação.”

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso