X
X

Diário da Região

30/08/2016 - 21h53min

39 DISCOS DA MINHA VIDA

#Top39: Lenine e a renovação filosófica do som do nordeste

39 DISCOS DA MINHA VIDA

Divulgação Lenine
Lenine

Lenine

O Dia Em Que Faremos Contato
Lenine
1997
Ouça

De toda música produzida no nordeste brasileiro na segunda metade dos anos 1990, Lenine e Chico Science foram os dois caras que mais me arrebataram. E o disco O Dia Em Que Faremos Contato, o terceiro da carreira de Lenine, foi o responsável por selar de vez minha paixão por esse pernambucano que considero o filósofo da MPB, autor de letras que mergulham fundo na mente (e na alma) humana.

Assim como seu conterrâneo (que terá um post só pra ele em breve), Lenine renovou a sonoridade nordestina, fazendo jus ao legado de nomes como Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, Alceu Valença, Novos Baianos, entre outras figuras referenciais entre as décadas de 1960 e 1970.

Em O Dia Em Que Faremos Contato, Lenine recorre à música popular, ao rico folclore de sua região, mas dá uma estampa muita própria para essa música nordestina, como se definisse sua estética nos anos 1990. Uma estética contemporânea, que equilibra harmoniosamente elementos sintéticos e percussivos, como em faixas como A Ponte/Embolada, Que Baque é Esse e a que dá nome ao disco.

Lenine Lenine

 

 

 

 

 

 

 

 

Outro aspecto bacana é que não se trata de um disco ‘classudo’, metido a besta... pelo contrário, é de uma alegria solar, de uma popularidade nata. Ou seja, Lenine renova um legado sem transgredi-lo, o potencializando a partir do uso sensível de recursos sonoros que já foram usados a profusão para o mal dos nossos ouvidos.

Depois desse disco, Lenine continuou (e continua) inspiradíssimo, presenteando a MPB com álbuns únicos. Ouça também Na Pressão (1999), Falange Canibal (2002), Lenine in Cité (2004), Chão (2011) e Carbono (2015). Ou toda a discografia. Vale a pena.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso